sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) =PLANO MARSHALL=

GENERAL GEORGE MARSHALL

   Minha mulher hoje levantou e disse que havia sonhado com George Marshall,   (Uniontown, 31 de Dezembro de 1880  Washington, DC, 16 de outubro de 1959). Foi um general dos Estados Unidos, combatente na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, célebre por ser autor do Plano Marshall, de ajuda à reconstrução da Europa devastada, após a guerra de 1939-1945.
   Foi Secretário de Estado dos Estados Unidos. Foi premiado com o Nobel da Paz em 1953, pela iniciativa do Plano Marshall. Foi também secretário da Defesa.
   Foi um general dos Estados Unidos, combatente na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial; célebre por ser autor do Plano Marshall, de ajuda à reconstrução da Europa devastada, após a guerra de 1939-1945.
Como Secretário de Estado dos Estados Unidos, foi premiado com o Nobel da Paz em 1953, pela iniciativa do Plano Marshall.  Também secretário da Defesa, puniu o revanchismo contra os países do Eixo.
“Mas que diabo de ideia estranha é essa sua?”
   Respondeu:
“Ora, após a devastação feita pelos governos FHC, LULA e DILMA não é a mesma coisa da tragédia que se abateu sobre a Europa de pós-guerra? Não estamos de joelhos frente ao mundo? Não devemos o que não temos condição de pagar? A miséria não se abaterá sobre nós? As bombas que os aliados soltaram sobre a Europa não é nada perto desta desgraça que nos vai arruinar por anos e anos. É preciso de um George Marshall aqui para erguer esta porcaria ”.
   Ainda argumentei:
“Mas pense um pouco! Somos outra cultura, hábitos, costumes...
   Ela já nervosa gritou:
“Pare com isso. Besteira! A fome, a inflação vem aí e os ladrões são os mesmos. A sacanagem é uma só. Tudo igual. A devastação, o cinismo será o mesmo. É preciso de Marshall para dar um jeito nisso. Ele ergueu a Europa, por que não pode erguer a América Latina?”
   Calei-me.
  Mas fiquei pensando que uma intervenção civil branca não faria mal nenhum a América Latina, livrando-nos desta praga que foi FHC, LULA e essa tosca e cômica figura de Dilma, além dos governos de "los hermanos"
   J. R. M. Garcia.