domingo, 20 de setembro de 2015

CRÔNICAS E CONTOS (Garcia e Borges) "PLUTOCRACIA OU DEMOCRACIA

Assim disse Pluto, deus grego da riqueza e do poder: “Foi Zeus que me fez isso, por má vontade aos homens. Quando eu era rapaz, ameacei que só me dirigiria aos justos e sábios e honestos. E ele fez-me cego, para que não distinguisse nenhum deles. É assim que ele inveja os bons”.
Daí a origem da palavra PLUTOCRCIA,  é um sistema político no qual o poder é exercido pelo grupo mais rico. Do ponto de vista social, esta concentração de poder nas mãos de uma classe é acompanhada de uma grande desigualdade e de uma pequena mobilidade.
Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. DEMOCRACIA é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Embora tenha surgido na Grécia Antiga, a democracia foi pouco usada pelos países até o século XIX. )
Simples, não é ?
No Brasil, no entanto, nunca vivemos em uma democracia.
Gente inculta, vítima de doenças e de dificuldades, enfrentando um cerrado pobre, sempre fomos geridos no império pelas cortes. Primeiro de Portugal, depois do rei fujão D.João VIº ter proclamado nossa condição de império, continuamos na mesmice de que o estado pertence aos poucos ricos que o comandam. E assim surge a velha republica e afinal, até hoje, não abandonamos o que se convenciona a chamar PLUTOCRACIA, governo dos poucos ricos que comandam a bandalheira a que já nos acostumamos.
Jamais viveremos em uma DEMOCRACIA, pois este requisito exige o conceito de CIDADANIA, e a condição única capaz de a exercermos, é ter consciência de nossos direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática.
Quando e fala em luta para a mantença da cidadania, desmontamos e tornamo-nos caricatas figuras covardes que se esconde sobre um manto de formalismo adamado, onde se deseja a PAZ.
Enfim, um bando de larápios tomou o poder e nós , almofadinhas e adamados, não somos sequer capazes de afugentá-los a chicotadas.
E viva o Carnaval, onde desafogaremos nossas magoas.
Tenham pacientemente uma ótima semana.
J. R. M. Garcia.
                                                                                                             
.