quinta-feira, 1 de outubro de 2015

NOSSA SENHORA ESTÁ AQUI. (Borges e Garcia)


Sim.
Sua imagem, ícone, efígie, desenho ou seja lá o que for, ela está aqui. Veio visitar esta cidade por onde passo.
Ela é peregrina e eu, também, de algum modo o sou.
Terei de ir vê-la via em seu desenho iconográfico. É um pequenino gesto. Quase inútil, mas obrigo-me a este insignificante sinal.
Embora sentindo os efeitos da graça de Deus não os entendo, tal qual os estudos acurados de Santo Agostinho, dando-os como incognoscível.
Não irei tocá-la, nem tão pouco passarei longas horas a vê-la com devoção.
Serei rápido.
Serão palavras dirigidas a um ícone emblemático, representativo de um espírito universal que paira aqui e lá, mais além sobre esta terra. De outros mundos não sei. Deste a sinto e, para mim, é quanto é o bastante.
Qualifiquem-me como quiserem: supersticioso, crendeiro, tolo ou bobo. Pouco importa. Eu lá irei.
Uma boa semana a todos vocês.
J. R. M.  Garcia.