quinta-feira, 8 de outubro de 2015

TODOS SEREMOS TELEPATAS



Talvez! Não sei. Alguns já são.
É um conceito complexo.
Definir esta consideração e trocá-la em miúdos, é um exercício maior do que unicamente de semântica.
Com toda certeza, neste final de semana, perderei leitores para o Blog.
Mas não resisto deixar de especular sobre o pensamento do  padre jesuíta, paleontólogo, teólogo, membro da Academia de  Ciências da Inglaterra, Teilhard de Chardin
O pensamento básico de Chardin é que, assim como há a atmosfera, existe também o mundo das ideias, formado por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos. Seguindo esse pensamento, alimentamos a Noosfera quando pensamos e nos comunicamos.
A partir de então, o conceito de Noosfera foi revisto e, consequentemente, sendo previsto como o próximo degrau evolutivo de nosso mundo, após sua passagem pelas posteriores transformações de "Geosfera", "Biosfera", "Tecnosfera" (temporária e ora em andamento) e, então, Noosfera.
A transição da biosfera de uma ordem inconsciente de instinto para a ordem superconsciente de telepatia, que é uma função da Lei do Tempo e é denominada transição biosfera–noosfera.
A transição biosfera-noosfera é o resultado direto do aumento exponencial de complexidade biogeoquímica e a consequente liberação de “energia livre”, devido à aceleração da transformação termo-químico-nuclear dos elementos no ser humano.
 Seguindo Leis físicas, a explicação para isso seria dada por uma relatividade divergente de velocidade presente entre a matéria e a energia, ou entre o cérebro e a noogênese, (novo)+geogenes).na qual as informações acessadas já estariam dispostas na Noosfera, mesmo que de forma primordial. 
Um exemplo deste fato é a "Cultura Maia" entre outros povos, os quais detinham um conceito sobre o tempo diferente das sociedades ocidentais e dominavam a Matemática e o Mapeamento Astral com perfeição.
Outros exemplos bastante recentes, é que macacos tendo deduzido mercê de seus esforços a lavar frutos no mar, estes, posteriormente, sem qualquer comunicação entre si, pois em ilhas distantes, surgem inexplicavelmente com o mesmo hábito. Darwin quase põe sua obra a perder porque ouro sem o saber a produziu.
Resumindo, - pois um Blog é curto- , hoje o nosso planeta já é considerado para os paleontólogos mais avançados como uma Noosfera.
Todos seremos telepatas. Não sei.  Alguns já são.  
Um bom fim de semana.
J. R. M. Garcia.