segunda-feira, 30 de novembro de 2015

- CRÔNICAS E CONTOS ( Borges e Garcia) = BRASIL DE CLEPTOCRATAS =

CRÔNICAS E CONTOS 



Cleptocracia, é um termo de origem grega, que significa, literalmente,“Estado governado por ladrões , cujo objectivo é o do roubo de capital financeiro de um país e do seu bem-comum.”
O termo é antigo, é clássico. Não é novo, pois. Já aconteceu na História repetidas vezes e continuará a acontecer.
Não que se queira aqui dizer que, agora, de repente, aconteceu uma crise em que todos poderes institucionais tornassem ladrões.
Não. Longe disse.
O que estamos a assistir e pode ainda piorar muito, é esta figura das instituições que cuidam apenas do roubo em grande escala, é uma tendência histórica que iniciou no Império e vem evoluindo de forma de forma desusada nas várias repúblicas e ditaduras aqui impostas.
Quando se diz que todo  político é ladrão, não é apenas referência aos políticos, mas a todas instiuições constituidas seja de que forma for. Do policial mais humilde, ao Ministro mais graduado, possuem todos uma tendência (eu chamaria doentia) para o furto. Essa piada de que Sarney roubou a aliança da própria parteira não é só uma piada que se aplica a ele. Renan também, Lobão, o Chefe dos Caras Pintadas, Lindenberg, aquele que liderou a queda de Color, é tão ladrão como todos que estão na lista do Petrolão, do Mensalão, do Mensalinho, do Lava Jato. Estão lá dosos juntos, menos Dilma, Lula e FHC. Estes, naturalmente, são poupados.
Provavelmente tudo isso não dará em nada. Tudo começará de novo. Não há como substituir. Somos iguais.
Enfim, quando retirarmos -se retirarmos-  estes cleptocratas, tudo iniciará de novo.   
Daqui há 10 anos, se tanto, será como Chico diz: “A mesma praça, o memo banco, o mesmo jardim...” Tudo igual. Essa História já tem 500 anos.
Dê-nos paciência, meu Deus.
Uma boa semana a todos. 

J. R. M. Garcia. 
<martinsegarcia@uol.com.br>