quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia)
=PECULIARIDADES DO URUGUAI=
e
mais de 600 crônicas para seu lazer e leitura
Distinções existem em todos países. Em um lugar há flores belíssimas, em outro idioma indizível, mais adiante neve impenetrável ou calor abrasivo. 
Mas no Uruguay começa já no nome. São três as grafias do nome. Uma com “y” e outra com “i”, ambas corretas e aceitas. Uma dos selvícolas e outra dos espanhóis. E uma terceira de espanhóis e charruas, cujo início do nome se grafa em “y”.
E ninguém está nem aí.
É um pais conservador. Muito. Até hoje a lei do duelo não foi revogada. Quem quiser usá-la para resolver rápido suas pendências, ela lá está em poucos artigos a definir modalidades. E é um país moderno demais.
 Estima-se que entre 88% e 94% da população possua ascendência principalmente europeia. Isso é muito raro em país colonizado.
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname, o que caracteriza a adoção do inglês como segunda língua. Medida ainda não oficializada, mas visível na população.
Segundo a Transparência Internacional, o Uruguai é classificado como o país menos corrupto da América Latina. Fico pensando como brasileiros vivem lá...
Em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina é o primeiro, quando a desigualdade enquanto a miséria é enorme no resto do continente.
O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com direitos civis e democratização da sociedade. Em 1907, foi o primeiro país a legalizar o divórcio e, em 1932, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto. Em 2007, foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e a permitir a adoção homoparental. Em 2013, o país se tornou a segunda nação sul-americana a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de cannabis, o que levou “a revista britânica The Economist a classificar o Uruguai como o país do ano de 2013, pela promoção de "reformas inovadoras que não se limitam apenas a melhorar um país, mas que, se imitadas, poderiam beneficiar o mundo". Em novembro de 2007, o Uruguai se tornou o primeiro país latino-americano e o segundo de todas as Américas (depois do Canadá) a reconhecer  a união civil de pessoas do mesmo sexo em nível nacional. Estima-se que entre 88% e 94% da população possua ascendência principalmente europeia. Isso é muito raro em país colonizado.
O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname, o que caracteriza a adoção do inglês como segunda língua. Medida ainda não oficializada, mas visível na população.
Localizado inteiramente dentro de uma zona temperada, o Uruguai tem um clima que é relativamente ameno e bastante uniforme em todo o país. Outro fator chave para compreender o dinamismo da população uruguaia é a migração. A imigração europeia se radicou no Uruguai desde os finais do século XIX até meados dos anos 1960.
Não é sem motivo que na sua própria bandeira nasce um sol brilhante e sorridente entre faixas azuis como traços de nuvens. 
É um país feliz.
Parabéns Yuruguay.
J. R. M. Garcia. 
<martinsegarcia@uol.com.br>