sábado, 21 de novembro de 2015

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) = INFLAÇÃO DESTRUIRÁ O GOVÊRNO =

INFLAÇÃO  DESTRUIRÁ GOVÊRNO

Indagam-me se vejo possibilidade de Dilma sofrer impeachment, se seria deposta por meios militares ou se cumprirá, arrastando-se de quatro, até o fim o mandato.
Não sou especialista em estratégia política e, tão pouco, militar. O que frequentei foi um simples curso da ESG, mesmo assim faltando muito. Não tinha, à época tempo. 
Não sei até que limite a sociedade brasileira resistirá esta quantidade absurda de arrastões, furtos, violência nas ruas, trombadinhas e trombadões, saidinhas de  banco, estupros em metrôs e até ônibus, e, vai por aí.
Até que ponto podemos, (moralmente nem digo!), suportar os 65.000 assassinatos registrados por ano.
A quantidade de furtos qualificados que desponta em todas nossas grandes empresas nacionais, é crível?
Políticos ladrões, juízes corruptos, ministros inoperantes, “pedaladas” de todo jeito.
Não sei.
Informo mais que, em 1964 não existia nem Dilma, nem Lula, nem Genoino, nem Zé Dirceu, nem esta “petezada” toda. Isso surgiu depois e nem sei de onde.
Sei, pela História, que as democracias não caem enquanto o tripé institucional que as sustentam estiverem satisfeitos, ou seja: o Judiciário, o Congresso e a Administração Pública na figura do Presidente.  E, ao que sei, todas estas três classes estão satisfeitíssimas em suas cancheiras de luxo. Alguns até surpresos. Não esperavam tanto.
Mas, por outro lado, também nunca vi falar  de qualquer revolta, sejam nos quarteis ou nas ruas, que surgisse com megafone anunciando que haverá um golpe de estado, ou uma revolução. Se assim fosse, “golpe” já não seria mais “golpe” e sim baque, coice, batida, empuxo. Quando explode é no silêncio da madrugada. Calados. Cingidos à sua disciplina.
Imaginar ao contrário, que o PT e caterva tente um golpe embasado na baderna que ele mesmo criou, isso seria inconcebível, vez que o Exército, por formação, não deixaria jamais acontecer. Isso foi o que Jango tentou e levou um contragolpe.
Para um golpe militar não creio que haja unidade nas 27 circunscrições do exército e, tão pouco, uma disposição comum. Os quarteis poderiam degladiar-se entre si e seria revolução. Não há possibilidade.  
Sei, também, que quando os fundos de pensão forem afetados e já estão sendo, não pagando mais aposentadoria, a polícia civil ficará descontente. Isso vai ficar muito feio, porque o dinheiro dos fundos de pensão entrou nas Bolças, levando grandes prejuízos para “pedalar” alta ficta de títulos sem fundo, como da Petrobras e bancos. Graça, por isso, está sendo processada nos EUA.
O mais provável será um impeachment, se houver.  
A inflação também destrói um governo.
Um bom fim de semana para todos vocês.
J. R. M. Garcia.