terça-feira, 22 de dezembro de 2015

CRÔNICA E CONTOS (Borges e Garcia) = É NATAL -

CRÔNICA E CONTOS  (Borges e Garcia)



É NATAL


É muito estranho que as origens de Jesus se tenha imortalizado como nascido em uma manjedoura. Um estábulo, melhor dizendo.
Lenda?
Que seja. Mas esta lenda fez-se corrigida em vários idiomas, por centenas e talvez milhares de especialistas em semântica, linguistas, peritos em teologia e, no entretanto, assim mesmo nada foi corrigido sobre suas procedências pobres.
Ele filho de Deus. Senhor do universo. Com a missão de trazer ao mundo uma palavra de consolo, de caridade e amor.
Por que haveria de nascer em uma humilde estrebaria? Ali, exposto as mazelas do frio, de doenças, de ladrões, de percalços de toda espécie?
Muitas eventos e fatos causam-me estranheza na vida de Jesus, mas seu nascimento realmente  -lenda ou não-  encabula-me.
Não se era de esperar que o Senhor do Universo iniciasse a vida de forma tão curiosa e, quando nada, extremamente exótica. Esta humilde pessoazinha aqui, se fosse contar a história da vida dele, arrumaria um lugar melhor para nascer. Pelo menos com lençóis, mais limpo, mais descente. E jogar a culpa toda sobre São José é exagero, porque Deus teria de prover melhor seu Amado Filho.
Podemos imaginar também, que aqueles que redigiram os testamentos, tenham colocado um princípio de vida tão pobre e miserável, mostrando que Deus não escolhe pessoas, mas sim a alma das pessoas.
De qualquer forma Ele venceu, pois passados mais de dois mil anos estamos aqui a comemorar  -nem sempre corretamente-  seu nascimento.
Que a paz do espírito natalino, na pobreza e na riqueza, penetre em todos os lares, com sua luz de amor, alegria, saúde, esperança e vida.
Um Feliz Natal a todos.
J. R. M. Garcia
<martinsegarcia@uol.com.br>