sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

CRÔNICAS E CONTOS(Borges e Garcia) = PESSOAS. OLHEMOS AS PESSOAS=

CRÔNICAS E CONTOS(Borges e Garcia)


PESSOAS.  OLHEMOS AS PESSOAS


Convenhamos.
A maioria dos países do mundo passaram por dificuldades bem maiores que as nossas.
Imagine uma Europa gelada, sem energia elétrica, uma favela que era toda cidade, sem veículos, esgotos jogados na rua,  sem o mais mínimo serviço sanitário, a chamada “riqueza” na mão de uns poucos miseráveis, sem qualquer serviço público de limpeza urbana, a água não era potável, os hospitais que sequer a isso poderia nominar, piolhos, baratas, ratos, pirataria nas estradas e no oceano etc. etc.
Um rei que ali morasse estava sujeito a tudo isso. Era um pobre rei que não tinha luz elétrica, nem estradas, nem veículos, nem água quente, com os ratos andando pelo castelo todo. Nem uma viola podia ouvir. Um concerto era uma vez na vida e outra na morte, se tanto. Se um rei hoje entrasse em um supermercado morreria de comer, pois sempre teve somente o trivial.
E assim foi a Inglaterra, a França, a Alemanha, a Dinamarca e, enfim, toda Europa por séculos.
E foi esta gente que, atravessando o Atlântico em navios de madeira, vieram para as américas.
E agora, basta que por aqui habite um PT desvairado e dois ignorantes no poder e uma malta de bandidos, damo-nos como tudo perdido?
Por quê?
Porquê um Presidente doido e ignorante, disse-nos que renda não era débito, que o Poder não pertencia ao Estado, mas que o Estado era dele, que uma Câmara se julga proprietária de seus mandatos, que o Judiciário se interpreta como o senhor todo poderoso a Lei.
Estória da carochinha.
Temos e amargar estes pedaços da vida. Isso é evolução. A “História” para nós ainda nem começou. Teremos de fazer ainda nossos heróis, nosso dever de casa, pagar nossas dívidas, com ou sem revolta.
Toda nação teve seu tempo de cão, onde os ladrões proliferaram. 
E a América do Sul está firmando com uma nova gente capaz, eficiente como não fomos nós até aqui. Homens cultos, capazes.


Estes presidentes foram recém-eleitos na América Latina. Um, grande empresário. Outro advogado e economista. Outro pecuarista. Outro médico que exerce a profissão.
O quê um Maduro da vida ou um Lula, ou Dilma teria a conversar com estes homens?
É gente nova. Gente que vem da gente, através de faculdades bem formadas, de lares respeitáveis.
Mas, infelizmente, temos de aceitar os cacos que a PETROBRAS deixou. Pagar nossas dívidas e, então, sair deste pesadelo de Delubio, Zé Dirceu, Palocci, empreiteiras corrompidas e corruptas.
Virá de fora a luz para o Brasil.
O sol nasce no Leste.
E até lá meus queridos leitores, teremos de sofrer.
J. R. M. Garcia.

<martinsegarcia@uol.com.br>