sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) = REMORSO =

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia)

REMORSO 


Quem não o tem ?
A palavra vem do latim, “ (lat remorsu)  Aflição, tormento de consciência, por um ato mau que se praticou. 2 Revolta da consciência contra uma ação pecaminosa ou culpável; remordimento; arrependimento.”
Todos a conhecemos.
Eu, nas várias vezes em que penso a vida, sinto esta pancada forte no coração. Ela é mais comum aos velhos que aos novos. Por alguma razão, a não ser que seja algo exagerado, o jovem a ignora e vai levando satisfeito a vida. 
Mas com a idade, o “tormento de consciência” vem, menos como uma justificativa moral e mais com uma vontade de rever o passado e acudir o que não deveríamos ter feito.
Agora, cá de cima destas quantidades enorme de décadas, vemos o quanto de besteira alguns estão fazendo, já fizeram, continuam a fazer. Entristeço.
Tenho remorso sim. Muitos. Mas nunca na base com os quais infringiram desgraças à minha vida. Escapei de alguns, outros perdi pedaços do corpo, outros mordi-me de ódio e poucos jamais darei conta de perdoar. E isso julgo uma triste sina. Pois aquele que não perdoa carrega também, na memória, a dor que à época o magoou.
Para o amigo que me lê, tenha para si um propósito: nunca esqueça o seu mal feito e, também, o de seu semelhante, mas marque ambos, para que ambos nunca mais se repitam.
Um ótimo fim de semana.
J. R. M. Garcia.
<martinsegarcia@uol.com.br>