sexta-feira, 11 de março de 2016

CRÔNICAS E CONTOS: (Borges e Garcia) = ESCRAVIDÃO -


CRÔNICAS  E  CONTOS:  
(Borges e Garcia)


ESCRAVA  AÇOITADA
Embora as “galés” tenham sido abolidas no Brasil, provisoriamente, pelo Decreto nº 774, de 20 de setembro de 1890, expedido durante o Governo Provisório da República, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, na verdade elas foram extintas na Colômbia 80 anos antes.
O último país a abolir a escravatura foi a nossa.
Triste?
Nem tanto.
Elas continuam até hoje com igual vigor.
Pode ser que ninguém dos que me leem foram ao SUS, ver a tragédia de dor, angustia, sofrimento com doentes esparramados pelo corredor. O mau cheiro é quase insuportável. Pode ser que ninguém viu as madrugadas dos infelizes destas pessoas que trabalham, pegando três conduções sendo bolinadas, enconchadas e algumas delas estupradas dentro de ônibus sob a ameaça do silêncio por de faca no estômago. Pode ser que ninguém foi a uma cadeia pública do Maranhão, estado miserabizado pela família Sarney. Pode ser que não viu em aeroportos meninas de quatorze anos sendo forçada a sair com homens barbados, com lágrimas nos olhos sob a vigilância de reptiníanos gigolôs. Pode ser que pensem que esta não é a maioria do país que sofre esta miséria. Outros loucos de pedra, tentando pagar juros de 526% a estes ladrões, cujos lucros arrebenta seus cofres.
Pode ser. Pode ser.
Mas o mau existe. Existe e nos cobrará alto preço por esta miséria.
Vejam a TV. É bom. Lá não há o choro dos miseráveis, dos pobres, dos gritos de dor.
Mas Éisso mesmo amigos, somos nós. Somos partes desta corja individualista e desavergonhada, onde para livrar-se de cadeia nosso líder nacional quer um ministério (ainda que seja da Pesca, Lula) para livrar da cadeia furto, porque é um ladrão.
J. R. M. Garcia.

<martinsegarcia@uol.com.br>