segunda-feira, 13 de junho de 2016

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia)

BRASIL  TERCEIRIZADO

PAVILHÃO DE PÁTRIA

Antigamente, quando uma empresa entrava em processo falimentar, ao requerente, seu dono, cabia requer ao Juiz um síndico para geri-la.   Hoje mudou. O que se requer é um “processo de recuperação judicial.” Algo mais ou menos parecido.
Bem !
O Brasil, seja em dívidas internas e externas, está literalmente falido.
Antes que prosperem as ações judiciais de nossos credores -o que já está em curso – por quê não adotamos um processo de recuperação judicial, ou mesmo um síndico para a falência?
O Brasil é muito grande em gente despreparada que mal conseguem ver televisão e não damos conta de gerir nossa pobreza.
O que impede que o Judiciário, o Legislativo e a Presidente coloquem seus cargos à disposição e confiemos este território e nossos problemas a um conglomerado de empresa com reconhecida experiência para gerir-mo-nos até o final da crise. Digamos por uns 10 anos. Cobrariam seu preço. Mas de todo em todo seria mais barato que esta roubalheira sem fim.
Em que isso nos humilharia?
Humilhados já estamos. Ninguém nos crê. Ninguém nos entende. Ninguém nos olha com bons olhos. Oitenta por cento da Nação é corrupta.  Todos nossos problemas passariam a uma junta consensual, sendo terceirizado nossas comodites, problemas de saúde, saneamento básico, segurança, educação, estradas, planejamento de cidades, sistema prisional e, enfim, tudo que se refere as obrigações do Estado ora descumpridas.
Pensem nisso.
Boa semana.
J. R.M. Garcia.