quarta-feira, 29 de junho de 2016

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia)

CRÔNICAS E CONTOS ( Borges e Garcia) 


CÃOZINHO DE RUA



É triste. Muito triste.
Um cãozinho, que até ontem era a alegria de uma casa se vê, repentinamente, abandonado por qualquer razão. Ou se perde, ou cai inadvertidamente de um veículo, ou deixaram um portão aberto e ele saiu pela rua sem nunca mais achar sua casinha. E, no desespero, começam a andar em busca do que nunca achará. Já não tem o afago do dono, os carinhos das crianças, os latidos de amor que ele esperava dar para os que sempre o fagavam desde pequenino.  
Vem a chuva e ele corre a esconder em algum lugarzinho que o abrigue e é tocado aos gritos. No frio, tudo se repete.
E vem a fome e ele vai para as latas de lixo. As vezes consegue revirar alguma dependendo de seu porte. Mas, o que encontra, nada é que lhe sirva de alimento. Vai para outra e outra, a fome roendo-lhe o estômago até que encontra uma coisa comestível qualquer. É pouco. E ele continua sua busca desesperada cada vez com mais fome. Em caso de fracassar, de nada encontrar para digerir, deita em uma sombra qualquer, longe de todas pessoas que o espantam aos gritos e pedradas e dorme.
Desanimado, exausto, ainda tenta outras latas de lixo. Tudo em vão, e volta ao cantinho para dormir. Muitas vezes doente e muito fraco.
Mas é seu último sono.
Em algum lugar do céu Deus deverá estar esperando.
J. R. M. Garcia.