sábado, 2 de julho de 2016

CRÔNICAS E CONTOS -Borges e Garcia- - TAREFA DIVINA

CRÔNICAS E CONTOS  -Borges e Garcia-

TAREFA    DIVINA 


O mundo, todos os dias, globaliza-se mais. Isso por um lado.
Por outro, já, já estaremos na casa dos dez bilhões de almas.
Existem estudos sérios de que muitas terras baixas, quase ao nível do mar, serão lentamente tragadas pelas águas do oceano, inclusive ilhas paradisíacas, em curto espaço de tempo, à vista do degelo do ártico.
É claro que nossa espécie é inventiva e encontrará saída para esta situação e é muito oportuno lembrar que a nação, todas, somos nós que habitamos o globo.
Em várias épocas nossa gente viu-se ameaçada com a queda de Grécia, Roma, Idade Média, Nazismo, Fascismo, a gripe espanhola e muitas outras infelicidades. Saímos de todas e é por isso que escrevo aqui e você lê aí.
Mas agora, a chamada Aldeia Global parece não ter alternativa. Ou organizemo-nos em uma força de vida comum, sem fronteiras, com instituições ainda não existentes ou vamos caminhar para o fim. O fim pelo menos desta civilização.
A Democracia foi e é uma grande opção.
Mas é pouco.
A liberdade deve ser assegurada, as fronteiras esquecidas, o idioma universalizará, as forças armadas das grandes nações terão de ser suprimidas, acordos radicais terão de ser feitos, a agressividade humana há de ser dirigida não pela violência contra nós mesmos, o controle da natalidade tem que ser aceito por todos, novas formas de energia há de ser aceita, o conceito da universalidade humana como um só tem de ser criado, o egoísmo, a corrupção, o entesouramento reprimido, as penas a muitos crimes tem de ser cumpridas, o espírito de propriedade tem de ser atraído para outros motivos,  uma assembleia universal de algum modo tem de ser aceita por todos.
Tudo isso é muito difícil. Dificílimo. E temos pouco tempo no relógio da vida como conhecemos.
É uma tarefa divina.
J. R. M. Garcia.