sexta-feira, 16 de setembro de 2016

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) = CONVICÇÃO OU NÃO?=


CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) 

CONVICÇÃO  OU  NÃO ?
 
  1.  

Ao apresentar em gráfico e com detalhes, do esquema de corrupção na Petrobras, o promotor Cassio Conserino afirmou que tinha convicção na referida denúncia que ora procedia. 
Isso, esta assertiva de que "tinha convicção", foi um alarido geral para a mídia incauta e um jantar lauto para os petistas.
Por que o susto?
De onde vem esta bobagem de uma mídia inculta e de um partido de má fé, o qual vai desaparecendo do cenário nacional, mergulhado na lama por si mesmo infecta?
Já fui professor de prática forense e, aliás, afora a modéstia, escrevi um livro a este respeito.
O que seria absurdo seria o inverso, ou seja, o próprio denunciante dizer que "não tinha convicção" na denúncia que estava a proceder.
Aí sim seria bastante estranho. Passivo de erro, mas mesmo assim cabível. Denunciar, mesmo sem convicção é possível, mas com convicção é uma condição de todo indispensável e necessária. 
Somente para corrigir os tolinhos que assim pensam e de fato, quando Lula diz que são um "bando de jovens" a república de Curitiba, somente pode ser elogios, o já que são uma turma de esforçados trabalhadores na busca de uma verdade que, mesmo com gráfico, é difícil de entender. 

J. R. M. Garcia.