sábado, 10 de setembro de 2016

CRÔNICAS E CONTOS = CASAL FELIZ =

CRÔNICA E CONTOS (Borges e Garcia)

CASAL  FELIZ  

 

      Não posso dizer que seja verdade absoluta. Isso não. Mas posso assegurar que aquele casal, o qual descera de uma das torres onde atualmente moro, era feliz.
      Ela com mais de sessenta anos e ele talvez na casa dos setenta. Ambos robustos. Era de se ver que faziam trabalhos físicos. Braços fortes, pernas robustas, sem estrias, passos firmes, caminhavam em direção ao portão de saída. Vestiam de forma simples, mas notava-se a roupa bem cuidada. Atentos viam tudo com muita curiosidade. Não lhes eram comuns as fontes nem os pisos bem lavados.        Evidentemente não faziam parte da "matilha". Estavam ali para tratar de algum assunto de seus interesses.
      Ele a frente dando-lhe a mão e ela seguindo-o com a mesma disposição. 
     Quis indagar-me sobre o que faziam ali, mas a achei a intromissão indevida. E afinal não quis perturbar o grau de unidade que pareciam transmitir. 
     Nada entre eles cabia. Nem filosofia, nem psicologia, nem sociologia e tão pouco essa baboseira de terceira idade, segunda, primeira e vai por aí. O dinheiro devia ser contadinho entre eles e guardados em uma latinha muito limpinha dentro de um guarda roupa. 
      Talvez pouco tivessem, mas tenho certeza, nada lhes faltava.
      Se do céu caísse um raio de luz, o casal mais próprio era para iluminá-los.
      Fiz uma oração para aquele casal feliz.

      J. R. M. Garcia.