quinta-feira, 10 de novembro de 2016

"A ERA TRUMP" (Borges e Garcia)

A ERA TRUMP



Que se diga o que quiser deste cidadão.
Mal educado, burro, inexperiente em política, nulo em diplomacia, falido muitas vezes, fanfarrão, estranho, sem metas, mulherengo, sem passado, sem tradição e muito mais.
Um fato não lhe se pode negar: franco, objetivo, direto, "sem frescura", durão, sem "jogo de cintura", aceita as "regras do jogo como lhe são impostas", bruto etc.
E os fundadores dos EUA, vocês já observarão? Digo: os criadores e heróis da pátria. Foram homens rudes. Alguns quase analfabetos. 
Washington, chegando as carreiras no Congresso, ameaça matar o primeiro que arriscasse dar um tiro de canhão nos navios de Latif. Grant, um bêbado. Lincoln, pulando janelas do Congresso (quase quebrou a perna) para não votar matéria que não desejava. Jéferson, matando um rival armado que ameaçava assassiná-lo na casa branca?
E por aí vai o perfil destes "heróis".
Diria mais. 
Trump é até tímido perante a franqueza e o destemor de seus verdadeiros antecessores. 
Os EUA não foi feito com filigranas de salões não. Nem a custa de frescalhotes moleques de bolsa de valores. Foi feito a custa de muito trabalho e observe a terrível guerra da secessão por mais de quatro anos, matando-se irmão entre irmãos. 
Será uma época dura, de franquezas. Diria até rude.
Quem você escolheria para atravessar uma selva inóspita: Obama ou Trump?
Esta resposta talvez esclareça seus pensamentos.
J. R. M. Garcia.