quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

INTERNETÊS (CRÔNICAS E CONTOS)




INTERNETÊS
remédio linguagem internautas.

 
Isso existe?
Existe,
Internetês é um neologismo (de: Internet + sufixo ês) que designa a linguagem utilizada no meio virtual, em que "as palavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo cinco letras", onde há um desmoronamento da pontuação e da acentuação, pelo uso da fonética.
Preposição, pontuação, conjunção, advérbios para os adeptos desta linguagem é serôdio.
O mundo está sem tempo. Quanto menos caracteres usar melhor é. A velocidade é o que conta. Um artigo ou crônicas longas, mesmo explicitando questões graves, é nada. Quando muito o leitor vai pulando de período a período e, no fim, forma uma idéia qualquer e a põe em circulação. Até Saramago aboliu a pontuação da literatura e foi Nobel.
Agora vejam vocês, meus amigos, o drama de um cronista que muitas vezes discute aqui assuntos sérios e de difícil explanação, com o número de palavras limitadas. As vezes até desanimo e desisto. Não teria condição de fazer o texto em “internetês”.
Escrever assim:
“Vc tb ñ eh...”
“Tá he...kkkkkk”
“......Vc é.....-rrrsss-
Claro que Castro Alves não conseguiria lavrar sequer uma estrofe de Navios Negreiros, mas afinal, quem quer saber do poeta?
Somente para lembrar:
“Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus,
Se eu deliro... ou se é verdade
Tanto horror perante os céus?!”
Na verdade os leitores tem razão. Se esta for a linguagem, que assim o seja.
J. R. M. Garcia.