sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

NATAL (CRÔNICAS E CONTOS)


(CRÔNICAS E CONTOS) 

NATAL


- PRESENTE DO GOOGLE: BRINDOU-ME NESTA CRÔNICA ESCRITA HÁ 3 ANOS -


Sábado, 21 de dezembro de 2013


             “Faz um tempão que aconteceu isso.”

        Queria começar o texto com esta frase. E contar um fato inspirador ou divertido.        
       Pensei, pensei, imaginei e, até o momento, não consigo recordar uma lenda, um fato, uma idéia que pudesse relatar aqui.
         Vejo-me bloqueado sem “blogar”. Isso, às vezes, acontece.
         Não me encontro nos melhores dias. Nada para sonhar.
        Mas não posso vir aqui e despejar meu estado de espírito sobre o grato, paciente e querido leitor.
        Porém posso ser franco e confessar minha incapacidade. É o que faço.
        Uma noite eu estava na casa de minha mãe. Sempre dormi tarde. Por gosto e hábito não sou madrugador. Lá meus sobrinhos passavam, tardiamente, em noites de feriados e jogavam “um dedinho de prosa fora”. Por isso apelidaram-me “o homem da porta”: aquele que esperava que lá passassem “na porta” pela madrugada.
         Os sobrinhos, um a um, foram chegando à noite. Vinham das ceias na noite de Natal. E íamos “batendo papo”. Até que todos chegaram. Já era mais ou menos cinco horas da manhã.
        Alguém perguntou: “Vamos assistir à missa?”
        Lá fomos todos. Namoradas, namorados, quatro sobrinhos. A pé, todos.  Eram umas cinco quadras. Só descer a rua.
        A missa começou. Minha sobrinha foi ao coro e começou a tocar músicas natalinas.
        Na luz da aurora os vitrais por si “falaram”. Em múltiplas cores, os raios do sol em luz multicolorida iluminavam o banco onde todos estavam sentados, ajoelhados. A música e a luz davam-nos um brilho especial e único.  Éramos todos somente fé, esperança, inocência e amor.
         Foi a última vez que os vi todos juntos.
         “Faz um tempão que isso aconteceu.”
        De coração abraço você querido leitor. Um beijo na fronte de cada um. Vocês me acompanharam com carinho, discordando às vezes e outras de bom grado, todos estes anos.
          Tenham um excelente, um feliz Natal com muito amor.
          Deus os abençoe.
          J. R. M. Garcia.