quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CRÔNICAS E CONTOS(Garcia) - OS POLOS SUL E NORTE ESTÃO TROCANDO DE POSIÇÃO -

CRÔNICAS E CONTOS(Garcia) 

OS POLOS SUL E NORTE ESTÃO TROCANDO DE POSIÇÃO

Os polos da terra mudarão de posição.
Não pensem que estou fazendo troça com vocês. Não. Falo sério.
E digo mais. Não é a primeira vez e nem a última que isso acontecerá. Aliás, o polo norte já está mudando de posição. Lentamente para nosso bem. Mas, no final, poderá será abrupto.
A observação de geólogos já é firmada nesta perspectiva.
Tento explicar aqui em poucas palavras, como é exigido em uma breve crônica.
O núcleo da terra é chamado magna. Um núcleo quentíssimo (mais que a superfície do sol), formado da fusão de metais. E ele gira. Ao girar, envolto pela crosta térrea que é firme, gera o magnetismo. Logo, repousamos sobre uma fornalha inimaginável carregada de magnetismo.
A função maior deste magnetismo é proteger-nos dos raios ultra violetas do sol. Sem este magnetismo, tudo que fosse vida estaria morto sobre a terra. O planeta seria um planeta morto como Marte.
O que nos protege é esta camada magnética que queima a radiação solar fora de nossa atmosfera.
Já se sabe que os polos estão mudando, em razão do líquido da magna interna estar se movendo como se fosse água dentro de um garrafa. O magna está incerto. Sempre em rotação, a qual não se conhece o porquê. O polo norte, com o estourar de um vulcão em águas profundas do Pacífico, nas costas do Chile, variou cerca de um grau a Leste.
O que acontecerá com a terra?
Haverá maior incidência de câncer e outras doenças e fome, mas nada que dizime nossa racinha vagabunda.
Os oceanos balançarão e já devem estar balançando. A atmosfera ficará doidona, como já está ficando. Os satélites e GPS terão que corrigir, como já estão corrigindo, suas posições astronômicas. Auroras polares maravilhosas serão vistas por grande parte do mundo.
Isso se for lenta, o que tudo já indica que será.
Se for no coice, o que imagino que não seja, também somente será uma balburdia infernal, mas a NASA já sabe disso.
Não será o fim do mundo, mas você poderá ver, ainda nesta geração, o sol nascer em qualquer ponto cardeal e pôr-se no oposto.
J. R. M. Garcia.