sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

EXAME DE CONSCIÊNCIA (CRÔNICAS E CONTOS)

CRÔNICAS E CONTOS
Garcia

EXAME DE CONSCIÊNCIA 

          Fiz a besteira de, neste princípio de 2.017, tentar fazer um exame de consciência.
      Fui diminuindo o fôlego, sentindo-me tão angustiado, aflito e, aos poucos, ia indo para o desespero.
       As idiotices que ia passando por minha mente não me deixava dúvida: não digo que era uma besta para não desvalorizar este animal obediente e que prestou na história da humanidade tanto serviço.
   Quantos erros cometi!!!! Nosssaaaaaaaaaa........
          Poderia evita-los?
       Isso não sei, porque um tolo se reúne a outros tolos e vai somando um monte de estultices umas sobre as outras, até que se vê mais enlouquecido que rato em banheiro.
     Ajudei a muitos que tinham por mim verdadeiro desprezo e desprezei a outros que a quem devia favores. E isso é grave. Como sou de temperamento sanguíneo, “quebrei lanças” por verdadeiros canalhas, quando sorriam e gargalhavam sobre meus ombros.
       Errei quase todos os negócios de minha vida. Traí amigos. E isso também é grave.
    Na verdade, quando vi ia formando uma trajetória que nem mais me conhecia.
       Nunca me imaginei anjo, mas o que deparava era com um marginal.
       Deus me livre!
       Desisti.
       Saí apavorado e fui dar uma volta na praça.
      E o pior, meu querido leitor, é que continuo errando a cada passo que dou. Sempre enganando a mim mesmo. Não posso nem valer-me do dístico daquela propaganda: “Quando perguntarem por mim, diga que voltarei quando me encontrar.”       
      Porque se eu me encontrar, sofro o meu último infarto.
        J. R. M. Garcia.