sexta-feira, 10 de março de 2017

GESTO DOIDO (CRÔNICAS E CONTOS)

GESTO  DOIDO
lula petulante como sempre

zé dirceu louco também como sempre

palocci eterno idiota 
 
Épocas houveram que por aqui dizia-se que existiam “ladrões de galinhas”. Era um Brasil ainda colonial. Roubavam leitoas e galinhas dos galinheiros e dos chiqueiros, daqueles que habitavam os subúrbios. Era um Brasil ingênuo, muito pobre, no qual poucos tinham alguma pretensão. Daí surge o termo que até hoje ainda usamos: “ladrões de galinha”. Era o que distinguia com esta nominação o apelido dado aos que praticavam furtos pequenos e de pequena significação.
No tempo os fatos mudaram.
Gangues organizadas fizeram-se poderosas e, com suas máquinas de corrupção, alcançaram foros de ladrões do estado, da União Federativa.
E assim vimos surgir “Palottinho”, Zé Dirceu e outros como Lula.
A mentalidade era a mesma do “ladrão de galinha”, mas sua “competência” corrosiva ia muito além de nossas fronteiras e imaginação.
E agora vemos este cara de pau, Lula,a imaginar que pode intimidar Moro com uma açãozinha vulgar, tentando imprimir-lhe caráter espúrio. O que ele pensa, “ladrão de galinha” que é, é o fato de supor que está acima da Lei, do Estado e da República.
Quanta ignorância, meus Deus!
Quanta ousadia e pouca vergonha juntas!
A figura bizarra que Lula faz neste gesto doido é mais que ignorância, é grotesca em um cérebro semidestruído pela ingestão do álcool, reagindo bisonhamente ao inevitável.
J. R. M. Garcia.