domingo, 16 de abril de 2017

ESPANTOSO GENOMA (CRÔNICAS E CONTOS) GARCIA



ESPANTOSO GENOMA
DNA DA VIDA


        Genoma.
O que significa este vocábulo?
Literalmente: “Em biotecnologia, o genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA (ou, em alguns vírus)”.
Melhor explicando.
Genoma é a totalidade da “história” do passado evolutivo de um organismo, o qual é “sintetizado” em seu DNA ( “Ácido desoxirribonucleico. Um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, os quais transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.” )
E o que importa para a Humanidade a compreensão e aplicação da biotecnologia como ciência modificadora na espécie humana em seu meio?


Diria, sem exagero, que o alcance desta nova ciência é inconfundivelmente inimaginável.
Muito mais que o avião, o fogo, a pólvora, a WEB e todas estas tecnologias somadas.
O limite do ser humano alçará voos tão vastos que transformará a própria geração da espécie e mais que isso, pois a pecuária e agricultura tornar-se-ão irreconhecíveis. Doenças? Serão coisas do passado como hoje certas formas de epidemias já foram erradicadas. Vícios? Tolice de outros tempos.
E será rápido esta evolução?
Imagino que sim. A geração que agora está nascendo já experimentará em grande escala esses benefícios.
Afinal será um novo mundo onde poderá realmente afirmar que o “homem foi criado a imagem e semelhança de Deus”.
O que realmente complementará a grandeza divina ao ser humano, será sua forma de compreensão com novos paradigmas a determinar a gestão política deste universo nascente.
Óbvio que estas observações preambulares são escritas em um Blog sem nenhuma especialidade sobre a matéria. O que se visa é a compreensão rápida do termo para leigos, tal qual o que ora redige.
Que do renascer faça Deus a todos vocês uma Páscoa de muita luz.
J. R. M. Garcia