segunda-feira, 10 de abril de 2017

IMPRUDÊNCIA PAPAL? (CRÔNICAS E CONTOS) -GARCIA-

IMPRUDÊNCIA  PAPAL ?



        Este Papa evangelizador, corajoso e jesuíta, expõe sua vida a enormes sacrifícios.
       Todas agências de segurança advertem com energia sem precedentes, que a viagem de Papa Francisco ao Egito pode significar seu assassinato. Realmente ele se coloca nas mãos de Deus.
       Domingo passado, como advertência, foi praticado pelo chamado grupo jihadista Estado Islâmico, que assumiu a autoria dos ataques, disse que foram cometidos por dois suicidas. “Os dois atentados contra as catedrais de São Jorge, em Tanta, e de São Marcos, em Alexandria, na costa mediterrânea, deixaram 44 mortos e 100 feridos entre os fiéis que participavam da missa de Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.” O presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, anunciou o estado de emergência em todo o país e ordenou o envio de unidades especiais do Exército em torno das "instalações vitais" em todas as províncias.
       Esse é o clima de violência que deverá receber Bergóglio.
      Realmente a divulgação da disposição do Papa é confirmada: “O Vaticano confirmou oficialmente nesta segunda-feira (10) que o Papa Francisco manterá sua viagem ao Egito, prevista para o fim de abril.”
       A sorte está lançada. Lá ele será sem dúvida exposto a morte. Um ou mais atentados ocorrerão, isso é certo.
       O jogo ainda não está jogado, mas a roleta está girando.
       Será que o Papa não imagina que se ele for morto, como é o esperado, muitas de suas tarefas à frente do Vaticano não se realizarão?
       Ele deve “acreditar” - imagino eu - que é uma missão e a ela submete-se.
       O certo é que nos dois dia de visita ao país será exposto às lunetas telescópicas várias vezes. Será um alvo tão óbvio que que supera a obviedade clássica das grandes caçadas.
       Oremos por ele.
       Uma boa semana.
       J. R. M. Garcia