sexta-feira, 14 de abril de 2017

"PAPA FRANCISCO PODE SER IMOLADO" CRÔNICA E CONTOS)

PAPA FRANCISCO PODE SER IMOLADO

 Para os que não estão bem informados dos trâmites da viagem que Papa Francisco fará ao Egito, sintetizarei minudentemente esta viagem.

O Egito é um pais de maioria quase absoluta muçulmana, sendo os católicos uma minoria ali, resultado da evangelização de São Marcos. Lá o Papa reunirá com o presidente Abdel Fattah al Sisi, com o grande imã da mesquita de Al Azhar, Ahmed el Tayeb, e com o 'Papa' dos cristãos coptas, Teodoro II.
Ficará exposto à mira de qualquer atirador afoito por muitas horas. Mas eles são atiradores de elite.
Na visita, já marcada, o  Santo Padre manterá seu programa de visita ao Egito nos dias 28 e 29 de abril.
Todas agências do mundo asseguram que o Papa não voltará da mesma maneira que está indo.

ATENTADO NO EGITO
Já, como advertência, de que a visita de Bergóglio não é bem vinda, um atentado foi realizado lá domingo passado, como advertência. Foi praticado pelo chamado grupo   jihadista Estado Islâmico, que assumiu a autoria dos ataques, disse que foram cometidos por dois suicidas. “Os dois atentados contra as catedrais de São Jorge, em Tanta, e de São Marcos, em Alexandria, na costa mediterrânea, deixaram 44 mortos e 100 feridos entre os fiéis que participavam da missa de Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa.” O presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, anunciou o estado de emergência em todo o país e ordenou o envio de unidades especiais do Exército em torno das "instalações vitais", em todas as províncias. 
Mas, de qualquer maneira Bergóglio será um vencedor.
É um aguerrido estrategista.
Se morrer, o que seria horrível, a Igreja ganhará um mártir frente a tarefa de evangelização e ele é um corajoso evangelizador, pois que é um jesuíta de primeira água e sob sua bandeira muito será feito.  Se voltar ferido, seus detratores no Vaticano, onde pretende realizar rápidas reformas, estarão desmoralizados, porque será um herói de guerra.
Se o atentado triunfar, os jihadista executarão um mártir imortal, caindo com a medalha do ecumenismo no mundo. Se não triunfar será uma besteira que os lançará no ridículo.
Esse é o clima de violência latente que o Egito receberá Papa Francisco.
Penso que ele deve interpretar isso como uma missão.
O jogo ainda não está jogado, mas a roleta já está girando.
Oremos por ele.
E ironia! Hoje é o dia em que se comemora a paixão de Cristo.

       J. R. M. Garcia