sexta-feira, 19 de maio de 2017

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (CRÔNICAS E CONTAS) GARCIA

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (CRÔNICAS E CONTOS)




INTELIGÊNCIA   EMOCIONAL

   O que vem a ser isso?
   Muito complicado? Inexplicável? De difícil compreensão?
   Não.
   Bem simples. Eis uma bela síntese.
 
Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.” ( Wikipédia)
 
   Há uns vinte anos passados, a literatura, a psicologia clínica deram grande importância a este aspecto e até mesmo na literatura, onde alguns romances atingiram um sucesso momentâneo sobre o assunto.
 Em 1920, o psicometrista Robert L. Thorndike, na Universidade de Columbia, usou o termo "inteligência social" para descrever a capacidade de compreender e motivar os outros.
  Para Gardner, indicadores de inteligência como o QI não explicam completamente a capacidade cognitiva. Assim, embora os nomes dados ao conceito tenham variado, há uma crença comum de que as definições tradicionais de inteligência não dão uma explicação completa sobre as suas características.
  Agora volta o tema a tomar lugar em estatísticas e nos testes para emprego em uso nos exames e sobre a questão.
  E, claro, a mídia tomou conta do assunto, citando inclusive Darwin.
  Esquecem, no entretanto, que os instintos, a timidez e a ousadia, a razão límpida do raciocínio, a capacidade de síntese, a intuição aguçada, a rapidez do raciocínio, o esforço pessoal e até mesmo a falta de inteligência e princípios morais e éticos, fazem parte do vulgarmente QI.
  Isso é impossível medir.
  Quem quer ser Deus se habilite.
  J. R. M. Garcia.