segunda-feira, 19 de março de 2018

MUNDO EM TRANSIÇÃO (CRÔNICAS E CONTOS) j.r, M. GARCIA

MUNDO   EM   TRANSIÇÃO

      O mundo sempre esteve em transição.

      Aliás um jargão popular claramente o apregoa:-“O relógio somente faz tic-tac e jamais tac-tic”.
    Claro. A observação é francamente sensível:- “Leite derramado, embananado está.”
      E vai por aí um milhão de adágios populares em forma semelhante em todos idiomas e todos povos.       Significa isso que o tempo passa, mas também intui que, de minuto a minuto, está em mudança. Isso é uma lei da natureza, compreensível pela espécie humana desde que teve consciência de sua própria  vida no planeta. Ao final se fez Lei universal,  observada de forma incontrastável por Charles Darwin.
       Por alguma razão ninguém pode questionar o tempo, sob pena de ver-se expulso da vida.
       Se isto é verdade inarredável, também verdade é que a rapidez destas alterações tem efeito nocivo e ou benéfico para toda Humanidade.
       Fico a indagar-me: - Se há 60 anos  nasci em um mundo inteiramente diferente deste, será que, agora, pode uma pessoa suportar uma maior mutação na metade deste tempo ?
       Interrogar o tempo não posso, mas indagar a velocidade de mutação, tal qual um veículo vai aumentando sua velocidade nas horas, nos dias e nos minutos, posso.
     Tudo indica que o mundo fica sempre maravilhoso com todos acessórios das ciências, mas por lado outro, vemos quão miserável e desesperançada está a espécie humana como um todo.
      Parece que estamos prestes a termos parte da espécie cheia de desgraças e a outra metade, morta de necessidades.
       A verdade é que estamos a caminhar em um caminho  onde a névoa não nos permite ver um palmo adiante do nariz. 
       Se nestes últimos sessenta anos o mundo transformo-se mais do que nos passados seiscentos anos, a tecnologia nos escapará das mãos.
        J. R. M. Garcia