sábado, 14 de julho de 2012

= ADAPTAR-SE OU MORRER =

Ao contrário do que se espera, a Teoria de Darwin não se prende apenas a evolução dos indivíduos que constituem uma espécie. 
A espécie, como um todo, também se altera através de seus costumes, hábitos, crenças, conceitos, paradigmas. Assim também nossas instituições, em caráter universal, mudam-se, alteram-se.
E, aliás, é do entender darwiniano que a espécie muda no sentido de adaptar-se. Esta é a meta de sua Teoria. 
Logo, o que vemos no mundo atual, com um grau exagerado de rápidas mudanças, está condizente com Darwin. 
Certamente estamos afastando dos conceitos como se fossem nominados de preconceitos. E, com isso, adaptando-se para um "mundo novo" que não vemos, mas que está em curso. 
Qual nossa meta dentro de curto espaço de tempo ?
O jeito, o processo único para respondermos a esta pergunta, é analisarmos onde está indo nossa evolução. 
Outra maneira julgo que não há.
Estamos evoluindo no sentido de uma grande liberalização, que nos deixa livres para uma auto identidade maior para conosco mesmo, a qual nos faz apreciarmo-nos mais a nós mesmos; que nos dá liberdade de expressão em todos os sentidos; que nos recomenda mais tolerância com nosso próximo em suas opções pessoais de vida; que nos traz mais direitos para reivindicarmos nosso próprio modo de ser; que nos leva a um grande respeito para com nosso próximo em suas vontades pessoais; que nos deixa livres para praticarmos discretamente o que bem desejarmos; que nos libera para manifestações coletivas de vontades em todos parâmetros. E por aí vai.
Neste rumo “está indo nossa evolução”.
E esta  -muito bem observado por Darwin-  é a vontade de Deus.
Hoje não há a Bastilha; as fogueiras da Idade Média torrando os “hereges”; os desventurados infelizes torturados em nome da Santa Madre Igreja; as rebeliões como a dos escravos romanos, cujos corpos sacrificados ao longo da Via Ápia queimaram-se por dias e dias.
Agora, ao contrário, são as instituições que são encurraladas pelo povo em suas manifestações públicas de toda ordem.
Isso é Darwin. É sua magistral Teoria da Evolução. E, assim, pela Ciência é a vontade de Deus. Adaptar-se ou morrer. 
Amém.