sexta-feira, 6 de julho de 2012

= A ÉTICA DE DEUS =





Desculpem-me os que eventualmente me leem -e sei que são pouquíssimos- citar Santo Agostinho e outros filósofos já há muito esquecidos. Mas parece que guardam tantas verdades...

Hoje fui renovar minha Carteira de Motorista no Poupa Tempo. Nunca havia ido ali. Que coisa fantástica ! Serviço de primeiro mundo. Como conseguem selecionar tal qualidade profissional com ali existe? Tanta eficiência. Tanta cordialidade, gentileza e educação. Fiquei encantado.

E lá pensei em Santo Agostinho.

Este Filósofo, no começo da vida envolveu-se ao Maniqueismo, porém, ao final, terminou por ficar mais de uma década raciocinando no comportamento ético de Deus. De tanto pensar quase foi à loucura, é o quê diz em CONFISSÕES. E já às portas do desespero, vendo os maus prosperarem, enquanto os bons sendo infelicitados, entendeu que Deus comportava através de “atos de graça”. E, para tanto, resumindo, deu a “graça” como um mistério inexplicável.

No Poupa Tempo, hoje à tarde, conclui a mesma coisa.

Como pode dois canalhas como Sarney e Lobão estarem vivos, somente provocando falcatruas e roubando seu Estado natal, o qual já é um dos mais pobres do Brasil, e Covas, laborioso e sério como era, estar morto.

RealmenteAurelius Augustinus, dito de Hipona, tinha razão: Deus trabalha via de um estado de “graça”, a qual é um mistério insondável.

O Peregrino.