sábado, 28 de julho de 2012

= O DRAMA DE UM "BLOGUEIRO =



O drama de um “blogueiro” -se é que este nome seja aplicável ao nosso idioma- são muitos.
Ninguém abrirá seu Blog por causa de você, a não ser que seja seu amigo pessoal.
A atração é a própria página.
Logo as preocupações são muitas.
       A primeira é acertar a matéria sempre ao gosto dos que vão acessá-los. É trazer prazer para os que o leem, mas sem esquecer que estes temas sejam matérias além da mera distração. Há que se informar, comentar, trazendo alguma utilidade ao leitor. É trazer a cada um, algo que possa interessar universalmente.
       A segundo é que a matéria não seja extensa. Ninguém abre um blog para ler folhas e folhas de um assunto. Logo a súmula, o resumo tem de ser necessário.
       A terceira é que a linguagem seja escorreita, acessível, facilmente assimilável, própria de um diálogo entre o que escreve e o que o lê.
       A quarta é trazer alguma ideia nova sem ser maçante, se possível original, algo diferente, e a um só tempo novo mas do conhecimento geral.  
       A quinta é que você tem, a qualquer custo, fazer-se próximo ao leitor, como se estivéssemos conversando e não uma conferencia. É como se os dois estivessem dialogando em um ambiente agradável.
       E, ao final, a escolha da foto para ilustrar o texto. O fato de você gostar da foto, isso não interessa ao leitor. Ele é quem tem de gostar.
       E no fim, é você abrir o Blog e no correr do dia ver que menos de 100 pessoas visitaram sua página.
       Essa é a tristeza final que nos desanima quase a ponto de chorar.
       Mas, afinal, é exatamente isso.
       Somente visitam o que vale a penas.
       Bom domingo para todos.
       Abraços.
       J. R. M. Garcia