sexta-feira, 27 de julho de 2012

= SONHO DE TODO MOTOCICLISTA =



A Route 66 é a mais famosa estrada americana, berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald’s do mundo. Já foi cenário de filmes como Easy Riders, Bagdá Café, Forest Gump, Thelma e Louise e do famoso Cars, desenho da Disney e Pixa.
Em 1857, o Tenente Edward Fitzgerald Beale recebeu ordem do Departamento de Guerra, para construir uma estrada ao longo do paralelo 35. Como ordem secundária, ele deveria criar uma estrada destinada a camelos para transporte de cargas nas regiões desérticas do sudoeste dos Estados Unidos.

Claro que esta ideia inicial foi abandonada e os camelos subtituidos pelos Harley-Davidson, caminhões Peterbilt, Corvettes e Charge.
Ela iniciava em Chicago, Illinois, passava pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México, Arizona e terminava na cidade de Santa Mônica, na Califórnia, totalizando 2.451 milhas ou 3.944 km.
Sua pavimentação foi totalmente concluída somente em meados de 1938, com o trecho de Oldham County, no Texas.
Ao longo dos anos, a Rota 66 recebeu vários cognomes. Logo após a sua construção, ela era conhecida como "A Grande Via Diagonal " porque de Chicago a Oklahoma City a estrada corria do nordeste para sudoeste. Mais tarde, em 1927, a estrada foi anunciada pela U.S. Highway 66 Association como "The Main Street of America" (a principal estrada da América). O título também foi reivindicado pelos defensores da US Route 40, mas o grupo da Rota 66 foi mais bem sucedido.


Em 27 junho de 1985 a Rota 66 deixou de fazer parte do US Highway System. Com isto, a estrada sumiu do mapa, oficialmente. Alguns trechos e cidades desapareceram de fato. A Rota 66 foi substituída pelas Interestaduais 55, 44, 40, 15 e 10.
M M Robert (Bobby) William Troup, Jr. de Harrisburg, Pennsylvania, escreveu em 1946 um roteiro lírico da estrada, intitulado Get Your Kicks (on Route 66), originalmente gravada pelo trio de Nat King Cole e, posteriormente, por artistas como Chuck Berry , The Rolling Stones, The Manhattan Transfer e Depeche Mode. Uma série de televisão da década de 1960, chamada Rota 66, fez muito sucesso na ocasião. A frase logo se tornou um bordão para milhares de motoristas que viajavam pela rodovia.
Uma viagem de moto em seu antigo leito ajuda a entender como eram e como surgiram os primeiros postos de serviços, os primeiros meios de hospedagem, as primeiras lanchonetes - ela é berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's.
Morre a estrada, fortifica-se o mito.