quarta-feira, 6 de março de 2013

=AUSÊNCIA DE PARADIGMAS=


quinta-feira, 7 DE MARÇO DE 2013


 PARADIGMA NA MESA

Para os que sabem a ideia é clara.
Para os que não sabem, Paradigma (do grego parádeigma) literalmente significa modelo. É a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de uma ciência. Resumindo, é uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo, como uma referência inicial com base no modelo para estudos e pesquisas.
Insisto e volto a insistir e não desito de dizer: À Humanidade, na fase atual, falta um padrão, um modelo filosófico a ser seguido. Não temos, nos tempos atuais, um referencial seja na Economia, seja na Política, seja na Sociologia e mesmo na Psicologia.

PALHAÇO DE CIRCO

Na Economia estamos a lidar com os mesmos métodos de séculos, desenvolvendo os mesmos critérios ambivalentes e sem certeza alguma.
A Política nem se diga. Os processos de nossas instituições são tão arcaicos quanto na renascença. Temos a Democracia igualitária e a república como a última fase da evolução e nisso paramos. Nada de novo.
Na Sociologia limitamo-nos a contar os problemas, acumulando-os em listas imensas de estatísticas e nada vemos.
E na Psicologia a cegueira é ainda maior com estes mil livros de auto-ajuda sem indicar qualquer rumo.  Depois de Freud e Jung tudo parou. Nada se acrescentou e nem mudou, a despeito do grande avanço da Química e da Biologia em todos campos.
Basicamente estas ciências estão atrasadíssimas.
PINÓQUIO 

Na Economia, os políticos se reúnem, assinam papeis, cumprimentam-se uns aos outros, dão risadas, tiram fotos, tomam seus aviões e voltam para seus países.
Alguém cumprem estes “tratados” ?
Claro que não.
E as nações, por acaso apresentam seus elementos exatos frente as outras, de modo a fazer visíveis a quanto andamos ?
Também claro que não.
E na Sociologia, será que sabemos realmente as diretrizes que o mundo está a seguir ?
Na Psicologia apenas a psicoterapia de grupo fez algum avanço. 
Meus amigos(as) tenham uma ótima quinta feira.
J. R. M. Garcia.