terça-feira, 19 de março de 2013

=DINHEIRO - GERRA - MORTE=


CARTA DE UM  AMIGO JUDEU, ENVIADA DE BERLIM, PARA ESTE BLOGUEIRO: GENTILEZA DE
 Adriann Sztutman (Berlin)

      Caro Garcia,
     Acompanho -entre assustado e chocado- os desdobramentos que vão se avolumando no cenário mundial.
      Em primeiro plano chamo sua atenção para escalada das tensões nas “Coréias”. 

CAPITAIS DAS DUAS "CORÉIAS"

Viu a última declaração de Pyongyang, presidente norte coreano: "O objetivo da Coreia do Norte de dominar armas nucleares consiste somente na intenção de acabar com inabaláveis ameaças nucleares e chantagem provenientes dos EUA durante mais de meio século e efetuar um ataque implacável contra a sede da agressão, onde quer que esta esteja".
Chocante, não?! 
AVIÕES DE GUERRA NORTE-AMERICANOS PATRULHANDO CÉUS NA COREIA  SUL

Mas a situação está pior que se comenta no dia a dia, já que “BOMBARDEIROS B-52 PATRULHAM CÉU DA COREIA DO SUL” segundo a agência de informação russa “Rádio da Rússia”. (http://portuguese.ruvr.ru/2013_03_19/Bombardeiros-B-52-patrulham-ceu-da-Coreia-do-Sul/)
Enfim, a situação está terrivelmente instável naquela região que, em tempos não muito passados, foi palco de uma grande guerra que envolveu o EUA. Fui lá e vi o temos de todos. Se abandonados pelos EUA os coreanos do sul seriam convertidos em pó. 
            Mas não só lá. 

AVIÕES DE ISRAEL 

 “Aviação Síria bombardeia sul do Líbano”.
E não só na Síria mas, entre Irã e Israel as sucessivas medidas diplomáticas e as repetidas inspeções de agências internacionais não alcançaram a solução de um possível conflito entre estes países. A questão é tão séria que o vice-presidente norte-americano, Joe Biden, disse à maior organização lobista pró-Israel dos Estados Unidos, nesta segunda-feira, que o presidente Barack Obama "não está blefando" sobre a determinação dos EUA em impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear. (http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,biden-obama-nao-esta-blefando-sobre-parar-programa-nuclear-do-ira,1004232,0.htm)
Já que parece que o Irã também não está blefando no desenvolvimento de seu programa nuclear há, nesta questão, um ponto sério de confronto que poderá afetar o mundo todo e, inclusive, toda a economia mundial lembrando a inserção geopolítica da região.
Mas, enfim, deixemos de lado estes três conflitos militares (Síria, Irã/Israel e Coréia do Norte/Coréia do Sul). Vamos supor que tudo isso sejam arengas sem sentido e que, enfim, não irá acontecer nada porquanto até aqui nada aconteceu.

 CORRIDA EM BANCOS EM CHIPRE

         Vamos pensar na economia.
         Corrida bancos em Chipre.
        Chipre, como está nas manchetes, estabeleceu um “imposto” (=confisco) sobre os depósitos bancários.
          Este pequeno país, como se sabe, faz parte do euro.
          Assim, o confisco de depósitos é medida sancionada pelo Banco Central Europeu.
          O que isso significa?
          Será que estamos (a Europa) em um ponto de “quebradeira” que não há mais como resgatar o sistema bancário sem confiscar o dinheiro dos depositantes?

EURO  DESGOVERNADO

Qual o efeito que isto trará à confiança no Euro? Será que não haverá uma fuga de grandes capitais que tem seus depósitos denominados em Euro?
Que país será o próximo a implantar tal confisco? A Grécia? A Espanha? A Itália?
Absurdo você poderá objetar.
Sim, mas até bem pouco tempo atrás falar em confisco de depósitos em um país que fizesse parte do euro seria falar absurdos.
Ora, Garcia, responda-me: quanto tempo a Europa poderá suportar viver e conviver com esta crise toda, aonde a juventude vê sua esperança massacrada, seus sonhos adiados, sua força e dinamismo condenados à inação?

EUROPA  PRECISA  DE  EMPREGOS

Você bem sabe que viajo muito devido meu emprego. Andei e vi a miséria nestes países, Garcia.
Até quando os países europeus e suas sociedades poderão suportar anos sucessivos de encolhimento de suas economias?
"O elevado nível de desemprego em Espanha, Itália e França é socialmente explosivo", disse Torsten Hinrichs, citado no jornal alemão ‘Neue Osnabrücker Zeitung. (http://economico.sapo.pt/noticias/desemprego-na-europa-e-socialmente-explosivo_165049.html)
A Espanha, segundo uma reportagem da BBC, tem um “desemprego que já atinge 26% da população ativa, contabilizando 5,97 milhões de pessoas. O índice foi divulgado em um momento em que a Espanha vive uma recessão prolongada e passa por profundos cortes no orçamento. Em 2012, cerca de 850 mil postos de trabalho foram fechados, o que o transforma no segundo pior ano da crise depois de 2009, segundo o jornal El País. Em 2009, o país perdeu 1,2 milhão de postos de trabalho. (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/01/130124_espanha_desemprego_cc.shtml)

Na França a Taxa de desemprego é a maior dos últimos 14 anos. (http://cspconlutas.org.br/2013/03/deu-na-imprensa-taxa-de-desemprego-na-franca-e-a-maior-dos-ultimos-14-anos/).

Garcia, pensemos: há problemas geopolíticomilitares gravíssimos.Há problemas econômicos igualmente gravíssimos.

PONTO DE MUTAÇÃO

Você assistiu a este filme, Garcia ?
“Ponto de Mutação”, é um filme instigante, lembra-se ? Em um só dia, os três (Liv Ullmann, Saw Waterston e John Heard) invocam Descartes, Einstein, ecologia, política, física quântica, poesia e tecnologia para compreenderem os paradigmas do futuro.
Percebe que estamos em um ponto de mutação ou, se quiser uma analogia, no ponto que antecede a ebulição da chaleira submetida ao fogo?
A pseudo segurança que alcançamos não passa de um cenário ficto, cuja realidade não ultrapassa a fachada que enxergamos. O mundo nunca esteve, desde os momentos que antecederam a 2ª Guerra, tão instável.
Creio que agora, até pior, já que lá não tínhamos a ameaça nuclear.
Não vou fazer coro com alarmistas e dizer que é o fim dos tempos, mas, enfim, prenuncia-se, e isto você tem razão, uma grande mudança isto parece-me inexorável.
Talvez eu vá a São Paulo. Quero estar com você lá.
Desculpe-me o longo e-mail.
Abraço forte do amigo."


Este o texto do e-mail de meu amigo, piloto da Lufthansa há dez anos. 
Transcrevi a vocês sem autorização dele. Espero que não me enforque. Mas quis partilhar com você as preocupações dele. 
Tenham uma ótima terça feira.
Abraços a todos. 
J. R. M. Garcia. 

Endereço eletrônico: <martinsegarcia@uol.com.br>