domingo, 10 de março de 2013

=ESTEJA ATENTO NO INSIGHT=


segunda-feira, 11 DE MARÇO DE 2013


INSIGHT

Jung era prático. A busca do "insight" advem da busca do entendimento da ideia de sincronicidade. Importantíssimo essa compreensão. Entendida a ideia, o  "insight" aconteceria.   
O termo é uma tentativa de encontrar formas de explicação racional para fenômenos, que a ciência da época não conseguia explicar.                   Fenômenos não causais (sem causa) os quais não podem ser explicados pela razão, porém muito significativos para o indivíduo que os experimenta.

C. J.  JUN

Esta palavra, sincronicidade, foi criada por Carl Gustav Jung, morto em 6 de junho de l961, após uma longa vida produtiva, que marcou - e tudo leva a crer que ainda marcará mais - a Antropologia, a Sociologia, a Psicologia, e, também, em outros campos como a Arte, a Literatura e a Mitologia, fundador da Psicologia Analítica. Teve em vida inteiro reconhecimento internacional. Viveu 86 anos. Ao falecer lamentou não conseguir entender a sincronicidade como o gerador do "insight".

GRATA  SURPRESA

Um exemplo grosseiro.
Você pensa em uma pessoa que não vê há muitos anos e ela telefona a você neste exato momento em que pensou, sem qualquer razão de ser e ela ajuda-o com uma consulta, uma idéia, ou algo mais.  
Isso já aconteceu a você?
A mim aconteceu várias vezes.

SINCRONICIDADE

Jung referia-se a sincronicidade como uma "coincidência significativa".
A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico, que é expresso através de eventos ou relações significativos. Foi este princípio, que Jung sentiu abrangido por seus conceitos de Arquétipo e Inconsciente coletivo, justamente o que uniu o médico psiquiatra Jung ao físico Wolfgang Pauli, dando início às pesquisas interdisciplinares em Física e Psicologia.
Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, e essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea, Jung dava o nome de o moto gerador de um "insight".
Uma experiência citada na íntegra por Jung.

PRESENÇA  PERSISTENTE  DE  PEIXE

“Na manhã do dia 1º de abril de 1949 eu transcrevera uma inscrição referente a uma figura que era metade homem, metade peixe. Ao almoço houve peixe. Alguém nos lembrou o costume do "Peixe em Abril" (primeiro de abril).
De tarde, uma antiga paciente minha, que eu já não via por vários meses, me mostrou algumas figuras impressionantes de peixe.
De noite, alguém me mostrou uma peça de bordado, representando um monstro marinho. Na manhã seguinte, bem cedo, eu vi uma outra antiga paciente, que veio me visitar pela primeira vez depois de dez anos.
Na noite anterior ela sonhara com um grande peixe. Alguns meses depois, ao empregar esta série em um trabalho maior, e tendo encerrado justamente a sua redação, eu me dirigi a um local à beira do lago, em frente à minha casa, onde já estivera diversas vezes, naquela mesma manhã.
Desta vez encontrei um peixe morto, de mais ou menos um pé (30 cm) de comprimento, sobre a amurada do lago. Como ninguém pôde estar lá, não tenho ideia de como o peixe foi parar ali." E o "insight" aconteceu. O assunto foi resolvido.”

ESCARAVELHO 

Outra experiência.
 "Uma jovem paciente sonhou, em um momento decisivo de seu tratamento, que lhe presenteavam com um escaravelho de ouro. Enquanto ela me contava sonho, eu estava sentado de costas à janela fechada. De repente, ouvi detrás de mim um ruído como se algo golpeasse suavemente a janela. Dei meia volto e vi que foi um inseto voador que chocava contra ela. Abri-a e o apanhei. Era a analogía mais próxima a um escaravelho de ouro que se pode encontrar em nossas latitudes, que, ao que parece, ao contrário de costumes habituais, se via na necessidade de entrar em uma sala escura precisamente naquele momento. . Obviamente houve o "insight" instantaneamente e o intricado problema foi resolvido.”
    Complicado demais ?
  He ! Também acho. E não consigo explicar melhor. Mas acredite que pragmático é o que Jung era e, o que ele busca, é a prática acausal da solução de problémas.
    Agradeço a todas contribuições.
     Boa segunda-feira Amigas(os).
     Abraços.
     J. R. M. Garcia.

Endereço eletrônico: <martinsegarcia@uol.com.br>