domingo, 18 de agosto de 2013

=TRIBUNAL SENDO JULGADO=

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL 

Esta semana, quarta feira, o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STJ) iniciará o momento histórico crucial de toda sua História.
O objeto específico dos ânimos exaltados, deu-se na quinta feira passada,  quando o ex-advogado de José Dirceu, hoje Ministro do STJ, Ricardo Lewandowski, foi alcunhado pelo Presidente Joaquim Barbosa, como “chicaneiro”.
Chicaneiro é brocardo de uso comum em linguagem foreira, tem o sentido de “processo artificioso, ardil, sofisma, trama, requerimentos meramente protelatórios de processos”.
Mas o quê se julgará ali não se trata apenas e tão só dos processos que se encontram em fase final de julgamento. Não. O que estará em julgamento ali, é muito mais. É mais do que os próprios processos que formalmente se encontram à disposição dos ministros. O que se julgará é o senso ético do Tribunal, é antes o espírito de lhaneza, a pureza, de desprendimento e imparcialidade dos ministros. Ali estão para julgar e, uma vez deixado o mundo aqui fora, o quê  seria de esperar sob aquelas togas, é a alma pura na observação da Lei e, principalmente,  da Justiça.

Joaquim Barbosa  -   Ricardo Lewandowski

Ministros não devem ser chicaneiros e estarem atentos nas causas de seus ex-clientes, atingidos pelas próprias sentenças do mesmo tribunal.
Também, mesmo movido de santa ira, os membros deste colegiado supremo não devem “cair” nestas esparrelas que se lhes colocam à frente.
Do que ali julgar o Tribunal, ele crescerá aos olhos da nação, perpetuando-se como a mais alta corte ou se perderá na sanha daqueles “mensaleiros”, os quais  estão a, obstinadamente, tentar obstacular  sua macha.
Acompanhemos.
Vejamos.
Tenham uma ótima semana.
J.R.M.Garcia.