quarta-feira, 23 de outubro de 2013

= TUDO MUITO PESSOAL=






Ernest        Hemingway

   Vou confessar-lhes uma particularidade e peculiaridade sobre as visitas ao Blog.
Talvez vocês saibam. Não é segredo. Talvez não saibam.
     Toda vez que um leitor abre o Blog, o Google registra a entrada à margem da crônica. E, assim, vai somando, automaticamente, estas entradas. Isso me dá uma visão geral da freqüência, da qualidade da crônica, do aumento de visitações etc.
     Entendem?
     O que lhes tenho a confessar?
    Para mim uma curiosidade. Um fato que nunca imaginei que fosse assim.
   Aliás, um conselho exatamente contrário, de um dos maiores jornalistas e cronistas de toda literatura universal.
 Ernest Hemingway, jornalista, cronista, romancista de rára beleza, Nobel de Literatura 1954, dizia ao seguinte: Que não seria colunista aqueles que escreviam estas com a bunda na cadeira, na imaginação, sem experienciar os fatos que estivessem a ocorrer no texto redigido. Praticamente demonizava todos os outros, os quais não fossem correspondentes de guerra como ele próprio, em uma Europa em guerra.
  Dito isso conto-lhes que, aqui no Brasil, é diferente do conselho universal que Hemingway prolatou para o mundo.
    É uma surpresa. Meus comentários mais lidos são aqueles exatamente ao contrário do Nobel. São, todos eles, comentários intimistas, de relatos pessoais, de cunho às vezes até particulares.
     Quando falo de mim, tenho público.
  Quando falo do mundo, de idéias, de fatos distantes de minha pessoa, não tenho leitores.
       É isso aí.
       Abraços a todas(os) amigas(os).
       J. R. M. Garcia.

PARA ENVIAR COMENTÁRIOS, OBSERVAÇÕES, CORREÇÕES, SUGESTÕES. <martinsegarcia@uol.com.br