terça-feira, 14 de janeiro de 2014

= ASSUNTO APAIXONANTE ? =

NA VIDA, QUE ROSTO SERÁ ESTE ?


"O público é exigente : quer todos os dias um assunto palpitante e novo que o apaixone, que lhe sacuda os nervos, que lhe estimule o apetite."
Olavo Bilac

Certo o poeta, cronista e escritor brasileiro.
Isso era assim em tempos de outrora e o é hoje.
Mas...-sempre o eterno “mas”-.
Mas, qual o “estimulador de apetite” que o cronista tem hoje para “blogar” ?
Hoje, amanhã, ontem e depois de amanhã?
É isso ai ! Difícil, heim?!
Uma pergunta curiosa.
Veja aí.
Será que uma criança, supostamente mentalmente sã, já nos primeiros vagidos demonstra problemas sociais inerentes a in-adaptação ao convívio? Quanto aos instintos desta criança, é preciso que se os entenda dentro do respeito usual que se tem de ter do ser.
Não sei a reposta.
Sinceramente não sei.
Mas se assim o for, teríamos de convir que pessoas existem, já no nascimento, com os sinais do marginal, do santo, do moralmente incorreto, do chamado “mala mentis” incluso em sua alma.
Ao contrário, se obedecermos os preceitos de Abrão Lincoln, (“Todos nascem iguais até o momento de seu nascimento...”), é preciso aceitarmos que, já no berço, os rumos de um ser e de outro vai sendo moldado pelo ambiente que o cerca, de modo a torná-lo de uma forma e de outra.
Feras existem que, criadas sob a égide de paciente e generoso convívio humano, tornam-se dóceis e amáveis animaizinhos domésticos, os quais lhes contrariam até os mais ferozes instintos.
      Um tema para pensar.
     Seria “um assunto palpitante” e “apaixonante”, como o quer Olavo Bilac?
      Tenha uma ótima semana.
      J. R. M. Garcia.