terça-feira, 11 de março de 2014

= “AI DE TI, COPACABANA” =


Acordei agora. São quatro horas da manhã. Uma chuva imensa ameaça cair.
Não tenho café para tomar. Nem mesmo frio. Se vou fazer tenho receio de, incomodando, ser repreendido.  Mas contento com uma colher de xarope para sossegar a tosse.
Outro dia, comentando um livro de Morris West, “A EMINÊNCIA”, disse a minha irmã que era um livro profético, pois previra a eleição de um Papa argentino, jesuíta e com características deste atual, Bergóglio. Comentei que, talvez, profetas ainda existissem. Com surpresa para mim ela, entendida o assunto, disse-me que a Igreja Católica, tanto acredita em atuais previsões, que nos convida a orar pelos profetas do passado e pelos atuais que habitam entre nós.
Como sou católico fico preocupado com isso.
Há uma poesia épica muito famosa, escrita pelo não menos famoso Rubem Braga, que encanta a abertura de um de seus livros: “AI DE TI, COPACABANA”.
Rubem Braga, que amava o Rio de Janeiro e lá viveu, não é destas coisas, mas leiamos parte desta crônica.
“Ai de ti, Copacabana, porque eu fiz o sinal bem claro de que é chegada a véspera de teu dia, e tu não viste; porém minha voz te abalará até as entranhas.
Ai de ti, Copacabana, porque a ti chamaram Princesa do Mar, e cingiram tua fronte com uma coroa de mentiras; e destes risadas, ébrias e vãs no seio da noite.
Já movi o mar de uma parte e de outra parte, e suas ondas tomaram o Leme e o Arpoador, e tu não viste este sinal; estas perdida e cega no meio de tuas iniqüidades e de tua malícia.
........
........
Pinta-te qual mulher pública e coloca todas a tuas jóias, e aviva o verniz de tuas unhas e canta tua última canção pecaminosa, pois em verdade é tarde para a prece; e que estremeça o teu corpo fino e cheio de máculas...
E o cronista continua verberando ameaças terríveis e horríveis.
Rubem sempre alegre, romântico, equilibrado, um solteirão notívago falar nestes termos?
E muito mais agora que os oceanos ameaçam sair de seu leito e, como águas aumentadas, avançam para os baixios!
Um abraço a todos vocês.
Tenham um excelente fim de semana.  
Fiquem com Deus.