quarta-feira, 27 de maio de 2015

= EXILADO. EU ? =


Sim. Foi o que me disse um amigo do coração, sobre minha mudança para Montevidéu. Ele não estava criticando-me. Estava espantado, isso sim.
Indagou-me ele, também, o porquê desta alteração radical na vida.
Vou tentar responder.
Não estou fugindo, não devo na cidade, não tenho qualquer problema político, tenho, aliás, muitos amigos e família.
Mas...a despeito de tudo isso, vou.
Vou não por causa de meus amigos, por causa do Brasil.
Gostei muito deste país. Aí vivi até ontem. Aí tenho a vida de todos ascendentes nos grotões de Minas Gerais. Estudei anos em São Paulo, também no interior do estado em colégios internos e aí pretendia morrer.  
Este tal de PT expulsou-me.
Nauseei-me com Dilma, Lula, Zé Dirceu, Cuchiquem, Renan, Genuíno, PETROBRAS e seus escândalos e mais tudo que, como disse Guga, o tenista: “O Brasil nos abateu  a todos...” Abateu a uma geração. Não consigo vislumbrar nem oposição, nem situação, nem partidos capazes de resolver este inferno onde são abatidos a armas mais de 60.000 brasileiros por ano. São Paulo que conheci, nunca foi nojento como está. Era, ainda São Paulo do bonde e da garoa. Ele morreu e eu vou também morrer  longe.
O que vejo é que, enquanto o Judiciário permanecer feliz com seus ordenados, a Câmara regiamente abastecida em cerca de mais de cem mil reais por mês para cada deputado e a presidência feliz com os ordenados vultosos de seus 39 ministérios, nada acontecerá. Estamos na merda.
Os Moros, os Joaquins da vida são poucos. A PF é muito pequena para entrar em todos estes meandros de avassaladores traficantes associados a políticos.
E o povo sofre. Sofre e há muito tempo.
Teremos um país de “diplomados”, mas com a industria descapitalizada e pobre, não servirá de nada.
Uma ou duas geração está “abatida”, senão mais. Isso equivale no mínimo 80 anos.
Vivi um Brasil que agora nada mais tem de mim.
Espero deitar meu último olhar nas campinas infindas do Uruguay.
Um abraço Pérsio Pisani.
A todos um adeus.
J. R. M. Garcia.