domingo, 18 de outubro de 2015

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) "CUIDADO COM OS PREGADORES"

CUIDADO   COM   OS   PREGADORES



   Todos aqueles que arriscam aconselhar, fazer preleções, na verdade são responsáveis pelos aconselhados.
  É de uma enorme importância o conselho, mas a carga pesada que cai sobre os ombros dos conselheiros, é realmente grande.
   Nas monarquias antigas os consulentes, intérpretes do futuro em seus horóscopos, corriam grande riscos. Se errassem seriam mortos. Se acertassem seriam equivalentes a semideuses.
 Dizem que Alexandre Magno, quando convidava um conselheiro avisava-o das responsabilidades do cargo e, com isso, cortou a cabeça de muita gente.
    Hoje os livros de autoajuda pululam por todas livrarias sema a menor responsabilidades.
    Na TV então, nem se diga.
   Entre os padres, pastores e outras castas religiosas, é que estas prédicas vicejam sem qualquer repúdio. As pessoas ignorantes não meditam sobre os “pregadores” e eles rodam o mundo  dizendo besteiras.
   Meu filho, supostamente com alguma cultura, acompanhando umas destas pregações de que o ser humano tudo comia sem cozimento em tempos ancestrais, começou a comer feijão cru.    Deu-lhe um entupimento (será que este é o termo certo?) Intestinal, cujos recursos foram difíceis para resolver.
   Mas assim roda o mundo. Quanto mais papel e palanque, mais interpretações e baboseiras são escritas. Milhares de discursos diários pelo mundo afora.
    Cuidado conselheiros de toda ordem, o desespero não vê muros, e dá-se que podem fazer muita gente sofrer por dizer besteiras.
     Uma ótima semana.
     J. R. M.Garcia