segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) –“ ENQUANTO É TEMPO ”

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) –“ ENQUANTO É TEMPO”



Enquanto   é    tempo



Pessoas existem, que são vítimas de diferentes transtornos psíquicos, bem como a necessidade de serviços psicológicos mais pertinentes ao caso específico de sua demanda particular em cada um deles, especialmente no caso de socioeducandos, os quais apresentam algum transtorno mental e acabam isolados de qualquer tratamento ou atendimento específico. Quando isso acontece tardiamente nas suas vidas, veem-se perdidos em um mundo próprio e isolados do mundo que o cerca.
É drástico estes casos.
Perdidos em um  universo de irrealidades, vão tendo a personalidade diluída em meio a fantasias, tristes fantasmas mais ou menos reais, frente a sua aparente mal disfarçada loucura.
Assistem  - eu diria assim – os fatos transcorrem como um sonho que se mistura à realidade. Um exemplo notório e divulgado no mundo todo, é o motorneiro presidente da Venezuela, o qual viu a imagem de Chaves gravada nos tuneis do metro, pombas brancas ditar-lhe discursos incompreensíveis. E vai por aí. São doenças psíquicas graves que, evoluindo causam a si mesmo terríveis males e aos demais desgraças irrecuperáveis.
Determinadas expressões destas pessoas, seu aspecto facial, a desorientação chocante do rumo de seus discursos, muitas vezes denota estes males crônicos.
Para o bem físico da presidente Dilma, o STJ não deveria determinar que ela se submetesse a estes exames capazes de diagnosticar estes males, ENQUANTO É TEMPO?
J. R. M. Garcia.
<martinsegarcia@uol.com.br>