terça-feira, 27 de dezembro de 2016

GOVERNO CLEPTOCRATA (CRÔNICAS E CONTOS) -Garcia e Borges-

CRONICAS E CONTOS
-Garcia e Borges-

GOVERNO CLEPTOCRATA 

O quê se deveria cuidar em laboratórios, em psicoterapia de grupo, aqui neste país quase todos os doentes alojam-se nas assembleias, no executivo e judiciário.
“Cleptocracia é um termo que designa um Estado governado por ladrões. Desde Heródoto, na Grécia Antiga, que o homem sonha com um governo perfeitamente democrático. Ou seja, um Estado, um território ou uma nação com um governo tão eficiente e honesto que chega a ser uma utopia.”
É de se entender que temos uma democracia cleptocrata.
Está é nossa marca há mais de 500 anos.
Não se é possível negociar no país sem corromper-se, sofrer assédio, ser esmagado nos cargos públicos e nas concorrências públicas de todos os modos. Da menor as maiores, tem-se que “dar algo” para um possível “sucesso”. Frase dos corredores do “palácios brasileiros” há muito mais de séculos: “É dando-se que se recebe”.
A humanidade pode mudar para outros planetas, colonizar toda galáxia sendo certo que, se lá for um brasileiro, a corrupção inicia.
Será que -como um detector de canalhas- não seria possível a criação de um a aparelho que detectasse o grau de canalhice, seja este de punhos brancos ou toga? Uma espécie de bafômetro identificando a cor e o cheiro de seu caráter?
Sem um aparelho assim não há esperança.
Lembram-se da música carnavalesca?
“Se gritar pega ladrão...não sobra um meu irmão....”
E ela, a música, é antiga. 
Feliz 2017.
J. R. M. Garcia.