quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

-CRÔNICAS E CONTOS - 76 ANOS DE BRASIL --



- 76 ANOS DE BRASIL –

 Londres bombardeada

          Setenta e seis anos no Brasil.
          Sinceramente nunca pensei atingir esta idade com vida.Enfim ela chegou.
Na época que nasci tudo era diferente neste mundão de Deus.  Se hoje se disser que há alguma semelhança com o mundo atual, tenho de contestar o querido leitor dizendo-lhe que tudo é estranho agora, e que nada seria capaz de trazer-nos   a esta comparação.
Voltando a 1941.
No ano de 1941 a Segunda Guerra Mundial continua. Vou realçar alguns dos aspectos que considero mais importantes para este ano.
Em Fevereiro, os alemães enviaram o Afrika Korps, destacamento do exército alemão, para reforçar as tropas italianas enfraquecidas. 
No início de Março, a Bulgária  une-se ao Eixo. Também em Março os Estados Unidos fornecem oficialmente material bélico aos aliados.
O Japão bombardeia a base naval norte-americana de Pearl Harbor. Os Estados Unidos declaram guerra ao Japão, assim entram na Segunda Guerra Mundial.
As tropas japonesas desembarcam nas Filipinas, na Indochina Francesa (Vietna, Laos e Camboja), e na colônia britânica de Singapura.
Por fim a Alemanha nazista e os seus parceiros do Eixo declaram guerra aos Estados Unidos.
Não existia TV, nem cinema, nem eletricidade. Os rádios, poucos, eram grandes aparelhos com duas pilhas que captavam mal as ondas longas ou curtas. Telefonia não existia onde nasci. Estradas todas de terra. As ruas da minha cidade não tinham nem esgoto, nem eram calçadas, nem passeio. Não existia tratamento de água e nem água encanada. Cisternas e fossas negras cuidavam do abastecimento. A água era retirada do posso em forma de sarilho manual. A luz era de lamparinas abastecidas em latas de querosene. Telha comum sem forro e a cobertura com as naturais goteiras.
Que mundo é este?
É o que eu nasci. Nos fundões distantes de Minas Gerais.
São lembranças toscas que narro aqui, fazendo um exercício de memória a estas regiões escuras e vazias.
Um mundo triste?
Acho que sim. Não sei. Talvez não.
Todos éramos pelo menos mais iguais.
Foi um ano de virada, da entrada do mundo realmente em uma guerra mundial.
Um mundo convulsionado em guerra, mas disso não se tinha naqueles fundões nem notícias. No entretanto, ao findar a guerra todo este mundo atual, que se havia gestado no período anterior, agora era apresentado à visão de todos.
E tudo se transforma. As pessoas não sabíamos, mas todos nascíamos já prontos a era atual.
Nada de novo para quem tinha nascido ali naquela era de nossa evolução. Logo vem a incidir sobre minha geração a monstruosa mutação de todos os tempos.
Para onde vamos?
Não sei. Apenas faço um exercício de comparação com o que hoje vivemos.
E hoje chego aqui: um velhinho que assistiu a esta fabulosa mutação que experimentamos.
É isso meus amigos.
J. R. M. Garcia.