quarta-feira, 28 de novembro de 2012

=O SISTÊMICO HOMOGÊNEO=

MUNDO  NOVO 

É tão só uma comparação. Uma analogia. Um simples paralelo.
Em uma obra de engenharia, tudo inicia com uma determinação de campo. Um levantamento cadastral arquitetônico, onde serão avaliados todos os detalhes de todas as repartições que existirem na construção, na obra em geral. É uma avaliação que vai desde a formação do solo, sua resistência até os detalhes da estrutura e da infra-estrutura também. São os cálculos iniciais da obra antes mesmo que ela inicie. E daí, com este “plano” inicial, vai-se calcular o tempo da obra, seus gastos, os procedimentos a serem adotados na construção, a elaboração de todos projetos. E tão perfeita é esta avaliação em sua inteireza, quando mais certo será todo resultado da edificação.
Mas, de que falo ?

Falo dos tempos que estamos a viver.
Parece que o quê se dá, é que não conseguimos ainda -nem de longe- um “PLANO  INICIAL” . Estamos zonzos. Cada um andando para um lado e para  outro sem saber seu rumo, como baratas tontas a voarem e andarem daqui para a li neste mundo, sem um projeto que enfeixasse todos rumos sociais para a formação de uma meta moral, ética, institucional para a Sociedade.
Em um canteiro de obra assim, ficamos a “trombar” uns nos outros sem nada entendermos.
São conflitos no Oriente, na Europa, os EUA sem saber exatamente os rumos, a China mais perdida que galo cego a noite, o Japão trabalhando desesperadamente sem meta fixa, a Russia calada sem interferir, saboreando a venda de armas. Nada tem regras apontando os rumos.
Por quê isso ?
PLANILHA  ILUSTRADA  EM  EXECUÇÃO

Porque um mundo novo, verdadeiramente sistêmico, (onde cada nação afeta a outra), surgiu de repente sob nossos pés e não temos meios para entendê-lo ainda. Tudo confuso. Não temos a “planilha de campo” para fixarmos as instituições, a ética a moral, as leis.
Enfim, um mundo de aparência caótica.
Por ora tudo que supormos não tem validade factível. Sejam Economistas, Políticos, Sociólogos, Religiosos, Psicólogos, Educadores ou o que mais se possa ser.
Vivemos uma época de incertezas.
Obteremos estas certezas sim, mas levará tempo. Temos de absorver a “planilha de campo”, entendê-la, elaborá-la e só então haverá um certo grau de certeza para a continuação da “obra”.
Somente assim poderemos criar um mundo ATUAL.
É preciso que o SISTÊMICO se torne HOMOGÊNEO, vivendo e concebendo um  único planeta.
Tenham uma ótima quinta feira , Amigos.
J. R. M. Garcia.