segunda-feira, 3 de junho de 2013

ENCONTRO EMOCIONANTE




 
CENAS DO FILME FITZCARRALDO

O que era para ser uma noite de domingo sem qualquer emoção, terminou sendo um encontro muito feliz.
Vi ontem o filme dirigido por Werner Herzog, estrelado por Klaus Kinski.
Nome do filme: "Fitzcarraldo".
Vi na rede Futura.
Pontua a crítica que este filme é apelidado de "Conquistador do Inútil". E, de fato, o apelido é significativo.
O filme leva ao fundo música de Wagner e a voz de Caruso.
Lindo demais.
Ao final, quando vi o navio todo estourado, rodando na correnteza com destino a queda d’água, a qual ele havia transposto por terra, graças à força escrava dos nativos, emocionei-me.
O dono do navio pergunta ao velho índio, “por quê ele soltara o navio na queda d’água após a luta insana de transposição das cachoeiras”.  
Resposta:
--Assim, descendo as águas, o navio conseguiria a paz.
Ah ! Coisa linda !
A câmera, neste instante, mostra o rio sereno, remansoso, com as margens amplas e muito tranquilas. O índio sorria feliz. Conseguira a paz e felicidade, ao final, com este gesto. O rio e o navio estavam tranquilos, em harmonia sem o sofrimento de ver-se arrastado pela serra acima. 

ROLA PEDRA
Minha existência neste planeta foi isso.

Arrastar inutilmente para mim, o fardo pesado de um navio de 300 toneladas serra acima e, agora, vê-lo liberto descendo para remansosas águas serenas.
Sentem? Tão inútil, mas a um só tempo tão significativo para mim.
Uma amiga que me conhece bem, percebeu e intuiu isso.  Devo-lhe a interpretação sublime sobre minha vida para mim nada útil.    
Analogamente a semelhança é grande.
Estou devastado fisicamente, mas a alma está serena do dever cumprido.  
Ao fim, o que faz o empreendedor louco e “fracassado” ?
Nada. Uma festa. Só. Patrocina a execução de uma ópera de Wagner a bordo do velho e estourado navio, como se um tributo a sua própria vida inútil para si mesmo.
Lindo, não ?
Muito, muito lindo demais.
Fiquei feliz de entender a paródia de minha vida.
Abraços e cada um de vocês.
J. R. M. Garcia.