sábado, 30 de agosto de 2014

= MARINA. POR QUE NÃO ? =

MARINA 

        Sou da UDN antiga. A UDN da calúnia. A UDN de Lacerda, de Bilac Pinto, de Padre Calazans e outros.
     Quem não sabe, UDN (União Democrata Nacional), foi um partido de brilhantes oradores, magníficos intelectuais, cheios de idéias e ideais. Muitos eram chamados de “direita” à época. Estes termos “direita” e “esquerda” ainda existiam. Agora são “ladrões maiores” e “ladrões menores”. Ninguém cultiva nenhum ideal. É o poder pelo poder.
        Sou proprietário rural.
Logo, minha evolução para o que hoje sou politicamente, foi uma longa, imensa trajetória. Explicar a evolução é demorada e cansativa.
        Hoje não tenho partido.
     Procuro votar em gente. Em perfil de pessoas, seus históricos, seu passado.
         O partido de Marina foi sufocado pelo PT que não deixou o Tribunal registrá-lo. Como alternativa, ela entrou no partido de Eduardo Campos, bem esclarecendo que se comprometeria com ele pragmaticamente e não programaticamente. Foi franca, bem me lembro.
        Por trágica infelicidade, Eduardo Campos vem a morrer em Santos em desastre aéreo.  
          Marina já abandonara o PT há anos em razão da atuação dos mensaleiros, hoje já em faze de liberdade provisória com a ausência de Joaquim Barosa, afastado da Presidência do Tribunal e em aposentadoria forçada.
           Ela teve uma vida difícil, tendo ajudado o pai até os 12 na extração de borracha na mata amazônica, teve mais de dez maleitas, anemia e infestação de lombrigas. Foi salva por freiras de caridade que a acolheram. Alfabetizada aos 12 anos, daí desenvolveu-se mercê de extremo esforço e uma brilhante inteligência.
         O que existe a comprometê-la com esta roubalheira do PT?
        Nada. Nunca teve um escândalo denunciada contra si. Seguiu carreira solo e assim candidatou. É religiosa, tem medo e fé em Deus, segue campanha pobre em aviões de carreiras, nada ostenta.
            Ela não tem compartilhamento com nenhum das antigas raposas da política brasileira como Renan, Sarney, Michel Temer, Lobão, Genoino, Zé Dirceu e malta análoga. Decididamente ela não é dos “hermanos bolivirianos”.
           Assim, fico pensando. É uma pessoa simples, inteligente, não afeita a manobras.
         Ela se ganhando será sacrificada, seu perfil é parecido com isso, mas isso será outra história.
             Pensem nisso.
             Tenham um abençoado final de semana.
                J. R. M. Garcia.