quinta-feira, 30 de julho de 2015

= MORAL E CÍVICA OBRIGATÓRIA =


A matéria cultural é, por si mesma, complexa. Veja-se a conceituação: “Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é”.
E, aqui, preciso falar de cultura, pois falarei civismo e moralismo.  
Entre nós brasileiros, pouco se sabe sobre cultura em seu sentido mais universal. Mesmo para o uso da higiene pessoal, conceituação de palavras, conhecimento de nossos direitos e deveres. Isso -entre todas as classes sociais- a falência é extrema.
Tal fato deveria ser suprido por uma “cadeira” (cátedra escolar) durante o curso secundário.  E houve de fato aqui em nosso ensino, este ministério do passado, com o nome de MORAL E CÍVICA.
Lá poderia, por exemplo: definir o significado de renda e salário; empréstimo bancário; riqueza; pobreza em seus vários níveis; básicos pontos de economia pessoal; economia pública; PIB (Produto Interno Bruto); comércio; valores comerciáveis; acúmulo de valores impeditivos da marcha social. E, aliás, também o furto. O que vem a ser o furto de Zé Dirceu,  Genuino, como enorme prejuízo físico e moral à Sociedade?
E, por aí iriam as considerações nas aulas de Moral e Cívica.
Mas, gente, isso nunca ocorrerá!
Um indivíduo que tem salario alto, entende-se rico. Uma pessoa pobre e cheia de dívidas, é tida como rica. Uma pessoa com grande patrimônio não rentável, é tido como pobre. Eu me lembro muito bem Lula dizendo no Rio Grande do Sul: “O que cabe no seu bolso e direito seu”. E, agora, este rolo infernal de uma inadimplência imensa.
O governo, tal como ele se mostra, é um Ser Maléfico que desorganiza mais ainda a cabeça já desorganizada do povão.
Difícil. Muito difícil.
Bom fim de semana.
J. R. M. Garcia.