sábado, 28 de novembro de 2015

CRÔNICAS E CONTOS (Borges e Garcia) =BLACK FRIDAY X MUJICA=



BLACK  FRIDAY       X        MUJICA 











Black Friday ou Sexta-Feira Negra  é um termo criado pelo varejo (retalho em português de Portugal), nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças [2] , que é a 4°quinta-feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil.A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.Uma das maiores reclamações dos consumidores é a maquiagem de preços, tática utilizada pelos e-commerces para vender mais sem ter que necessariamente diminuir os valores. Funciona da seguinte forma: O lojista sobe arbitrariamente o preço do produto dias ou uma semana antes do Black Friday. Dessa forma, no dia 28 de novembro, ele pode dar um desconto muito grande no produto, e o consumidor acreditará estar levando vantagem.

Este ano em um verdadeiro desvairo de compras, os EUA contabilizaram a faturamento de R$1,53 bilhão. A receita cresceu 57% na edição de 2015, surpreendendo a todos.

Enquanto lá nos EUA este frenesi acontecia, aqui em Florianópolis um cidadão pobre, simples, humilde até, Pablo Mojica, Pepe como é mais conhecido, ex-prisioneiro por década, ex-presidente do Uruguai, pediu a palavra em uma na noite de quinta, 26, quando 1.350 jovens lotaram o auditório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, para assistir sua palestra na abertura da 11ª Conferência da Juventude sobre Mudanças Climáticas (COY11).
Vestindo jaqueta de couro marrom e calça de algodão, ele apareceu por detrás das cortinas. A plateia ficou em pé. Dois minutos de aplausos e gritos.
“As pessoas acham que compram coisas com dinheiro, mas não. Compram com a vida,  com o tempo que gastaram para ganhar o dinheiro. Muita vezes trabalhando em algo que não acreditam, apenas para comprar, comprar. E esse é um caminho sem volta ao desespero, por que as ofertas do mercado são infinitas e cada vez  que as pessoas adquirem algo, desejam mais, trocam de carro todo ano, se sentem orgulhasas por ter, então precisam trabalhar mais. Não percebem que o único milagre é a vida que desperdiçaram”
Continuou.
“Nossa vida deve ser maior. Devemos ter tempo para nos dedicar aquilo que nos atrai e não estou falando de prazer sensual, mas de luta libertária. Se aprendermos a viver com o necessário não sugaremos o sangue do planeta, nem iremos jogar fora nossos dias”.
 “Não sou austero, sou sóbrio. Não sou pobre, sou livre”. “O ser humano é o único animal que tropeça várias vezes na mesma pedra”.
“Todo vício é uma praga, exceto o amor”.
Em verdadeiro delírio 1.350 jovens choravam, aplaudiam desvairadamente suas palavras.
Duas figuras e duas filosofias diferentes: NOS EUA O Black Friday e no Uruguai, este pequenino país, a recomendação de que estamos bebendo o sangue do planeta.
Tenham um ótimo feriado.
Obrigado.
J. R. M. Garcia.