sábado, 18 de agosto de 2012

= ESCALPELADAS SOBREVIVENTES=

FOI   ESCALPELADA 

TODAS FORAM ESCALPELADAS 

 “AS VÍTIMAS DE ESCALPELAMENTO LUTAM PARA TENTAR ACABAR COM O PRECONCEITO”

Meu Deus do céu !
Quase caí duro com esta notícia.
Escalpelamento ?
Quê que é isso ?
E, ainda por cima, estas mulheres lutarem contra preconceito.
Vejam a notícia.

Um mutirão foi organizado para atender vítimas de escalpelamento no Amapá. A expectativa é que as cirurgias reparadoras tragam como resultado, além da melhora estética, a recuperação da autoestima e ainda ajude a minimizar os preconceitos. As histórias das mulheres são parecidas. Os acidentes ocorrem geralmente em embarcações precárias usadas para transporte na região amazônica, quando os longos cabelos das mulheres são arrancados depois de tocarem em motores sem proteção. Em alguns casos, além do couro cabeludo, sobrancelhas e até orelhas são afetadas.”




E continua. 

Segundo a defensora pública, 12 casos de escalpelamento em embarcações foram registrados somente este ano na região amazônica. No total, a região teria cerca de 400 pessoas vítimas de escalpelamento.”



E uma vítima explica com simplicidade infantil.

“Bucicleide, 42, sofreu um acidente ainda criança, quando viajava com o pai em uma pequena embarcação. Ela teve o couro cabeludo arrançado, parte da orelha esquerda e a pálpebra do olho esquerdo. Ficou mais de um ano internada. “Estava almoçando na canoa em que viajava com meu pai quando minha colher caiu no chão da canoa e fui pegar. Meus cabelos bateram no motor e arrancou tudo. Meu pai se sentiu culpado pelo que ocorreu e saiu de casa, abandonando toda a família”.

E o pobre do pai, desesperado, abandonou toda  a família, deixando o mal feito sem tentativa de reparação.
Dispenso-me qualquer crítica.
Neste Brasil tem de tudo.
De Sarney a Lula, passando por Lobão, tudo pode acontecer.
É de se chorar.
Feliz domingo, amigos.
J. R. M. Garcia.