quarta-feira, 8 de agosto de 2012

= UM BLOGUEIRO SUICIDA ? =


SUICIDO OU ESPERO ?

Alguém tem medo do Mal de Alzheimer ?
        Eu  nunca tive.
        Não tenho herança genética nesta área. Nem de longe.
        Mas veja o que me aconteceu hoje.
       Desci para o estacionamento do hotel e lá não achava o carro. Quinze minutos procurando até encontrá-lo. Chego até escola de informática e esqueço os óculos que estavam no carro em outro estacionamento. Vou buscar. Trago-os. Daí vi que esquecera minhas anotações indispensáveis à aula que teria. Claro que não iria buscá-los. Na hora de sair esqueço de pagar as aulas à Professora.  Ela, educadamente, não cobrou. Lembrei e voltei. Paguei-a. Entrei no veículo, liguei e acelerava, mas o carro não saia do lugar. Intrigado comecei a olhar qual era o defeito. Sabia que estava na franquia assegurada, não me preocupei. Chamei o rapaz do estacionamento e expliquei que o carro não andava, embora funcionasse bem. Para minha vergonha, o rapaz disse sorrindo que o carro não poderia andar com o freio de mão puxado.  Só então foi que lembrei que não fumara em todo o trajeto. Esquecera do vício temporariamente.


            Que se lhes parecem ?
        Olhando o Google os sintomas do Mal, são assim: “É uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, a doença causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas.

Ronald Reagan

        Ronald Reagan, mesmo no final do exercício de sua Presidência, já manifestava os primeiros sinais desta doença. Ao final, afastado do convívio social morreu por falência de órgãos.

Ernest Hemingway

     Ernest Hemingway, consta que a doença alternava entre períodos de lucidez e de alheiamento, tendo se dado que, um dia todo reunindo forças para autografar um album a Kennedey e não o conseguindo por incapacidade redacional, laureado com o Prêmio Pulitzer e pelo  Nobel de Literatura (1954), suicidou-se ao final do dia em sua casa em Ketchum, em Idaho. Já sabia do mal que o iria desgraçar os dias futuros.
        Embora não sendo nenhuma celebridade  -o que me vai muito pior-  suicido ou espero um pouco mais ?
        J. R. M. Garcia.